Parceria multissetorial orienta sobre processo transexualizador no SUS
Uma ação conjunta entre áreas públicas e de assistência promoveu orientação técnica sobre o processo transexualizador no SUS e alinhamento de práticas entre equipes envolvidas, com ênfase na organização do atendimento e na qualificação dos serviços destinados à população.
No encontro foram detalhados os pontos essenciais do fluxo de atendimento, entre eles o fluxograma de atendimento, o acolhimento, a regulação, os encaminhamentos e o acompanhamento dos usuários, além da estruturação da Rede de Atenção à Saúde para pessoas trans.
Conforme a programação, a atividade contou com a participação da assistente social Patrícia Ferreira da Silva, representante do Núcleo do Processo Transexualizador do HUMAP/UFMS/HUBRASIL, da subsecretária de Políticas Públicas para LGBT de Mato Grosso do Sul Mikaela Lima, e do assessor Luan Henrique de Souza, de Campo Grande.
A iniciativa também possibilitou o esclarecimento de dúvidas entre os participantes, a troca de informações e o alinhamento de procedimentos operacionais entre as equipes, o que buscou uniformizar critérios e rotinas de atendimento.
A ação integra iniciativas voltadas ao fortalecimento da articulação entre as áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, com o objetivo de organizar o fluxo de atenção e melhorar a qualificação dos serviços destinados à população trans.

