Anvisa suspende venda de produtos médicos irregulares importados

Medida atinge curativo fixador para cateter importado e cateter intravenoso após inspeção e laudo com resultados insatisfatórios

A Anvisa ordenou a suspensão da venda, importação, distribuição, divulgação e uso do curativo fixador para cateter Bio-Aid, sinalizando ação sobre produtos médicos irregulares. A restrição vale apenas para lotes produzidos a partir de 22 de abril.

O produto Bio-Aid é importado pela empresa Bio Company Comércio e Serviços Ltda. e a decisão foi tomada depois de uma inspeção no fabricante Shangai Iso Medical Products Co. Ltd. que constatou que a fabricação do item não atende à legislação sanitária brasileira.

Detalhes sobre a interdição cautelar do cateter

Além da medida relativa ao curativo, a Anvisa publicou no Diário Oficial da União a interdição cautelar do cateter intravenoso BD Abiocat, fabricado pela Becton Dickinsson Indústrias Cirúrgicas Ltda.

Relatório técnico emitido pela Fundação Ezequiel Dias Funed registrou resultado insatisfatório no ensaio de verificação da superfície do cateter, informação que motivou a adoção da interdição cautelar.

A agência descreveu a finalidade dessa ação preventiva em nota ao público

“O objetivo da interdição cautelar, que é uma medida preventiva e temporária, é impedir temporariamente a fabricação, a comercialização, o uso ou o funcionamento de um produto ou serviço até que ele esteja adequado às normas estabelecidas e que as investigações sejam concluídas”

Prazo e contatos

A interdição cautelar foi estabelecida por prazo de até 90 dias, período em que as investigações e adaptações necessárias devem ser concluídas para eventual retorno ao mercado.

A Anvisa informou que a Agência Brasil entrou em contato com a Bio Company Comércio e Serviços Ltda. e aguarda retorno. A agência também entrou em contato com a Becton Dickinsson Indústrias Cirúrgicas Ltda. e aguarda manifestação da empresa.

PUBLICIDADE



Veja também