DR. Victor Rocha defende audiência pública para debater mudanças na saúde pública da Capital
A Prefeitura de Campo Grande apresentou dados e propostas sobre a rede pública de saúde durante reunião com vereadores na tarde de quarta-feira (25), na sede do Executivo, na Capital.
Participaram do encontro a prefeita Adriane Lopes, secretários municipais e parlamentares, incluindo o presidente da Câmara, Epaminondas Neto, o Papy e o presidente do conselho de saúde na Câmara Dr. Victor Rocha. Também estiveram presentes integrantes da Comissão de Saúde e outros vereadores.
As informações técnicas foram levadas pela gestão municipal como base para discussão sobre possíveis mudanças no atendimento. A reunião teve caráter inicial, sem definição de medidas imediatas.
Presidente da Comissão de Saúde, o vereador Dr. Victor Rocha afirmou que o processo ainda está em fase de análise e destacou a necessidade de ampliar o diálogo antes de qualquer encaminhamento.
“Esse é um momento de escuta. O Executivo apresentou dados e uma proposta, mas é fundamental ouvir todos os envolvidos antes de avançarmos”, afirmou.
Um novo encontro foi marcado para a manhã desta quinta-feira (26), desta vez com participação do Conselho Municipal de Saúde, antes da sessão na Câmara.
“O Conselho é um órgão deliberativo, que representa usuários e trabalhadores do SUS. Ouvi-los é essencial para que possamos tomar decisões com responsabilidade”, ressaltou.
O parlamentar também citou a função do colegiado na fiscalização e formulação de políticas públicas, além da análise das contas da saúde.
Segundo ele, qualquer mudança precisa considerar os profissionais da rede.
“São profissionais que estão na linha de frente, atendendo a população todos os dias. Qualquer medida precisa respeitar esses trabalhadores e fortalecer o sistema público”, pontuou.
Próximo passo é ampliar debate
Dr. Victor Rocha defendeu a realização de audiência pública para incluir a população nas discussões e ampliar a transparência do processo.
“A melhor solução nasce do diálogo. Precisamos ouvir a gestão, o Conselho, os servidores e, principalmente, a população”, afirmou.
Para o vereador, o objetivo central é melhorar o atendimento na rede pública.
“Nosso compromisso é com a população que precisa do SUS. É por ela que estamos trabalhando, para garantir um atendimento mais digno, eficiente e de qualidade.”
