Corumbá (MS)- A manhã de sábado do eleitor Corumbaense começou agitada. Isto porque a divulgação de duas pesquisas de institutos distintos, mostram dois cenários completamente opostos quanto ao pleito municipal que se aproxima.
Ranking
A pesquisa divulgada pelo instituto Ranking, aponta a virada do ex-prefeito Paulo Duarte na preferência do eleitorado corumbaense, após a realização da Operação Offset, que escancarou um esquema criminoso de desvio de recursos públicos e fraudes em licitação sob a gestão do atual prefeito Marcelo iunes.
Segundo o instituto, Paulo Duarte (MDB) aparece em primeiro lugar com 23,30% da intenção de votos para prefeito de Corumbá, na frente do atual prefeito Marcelo Iunes (PSDB) que aparece com 20% e Dr. Gabriel (PSD) com 16,40%.
O Instituto Ranking foi responsável pelo levantamento, realizado entre os dias 02 e 06 de novembro, com 500 pessoas nas áreas urbana e rural de Corumbá. O documento está protocolado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número: MS-09244/2020
IPMES
Já a pesquisa IPEMS/ Correio do Estado, mostra um cenário completamente diferente e um tanto quanto distante da realidade vivenciada nas últimas eleições que apresentaram vantagens mais apertadas entre os candidatos ao pleito.
Segundo o instituto, o atual prefeito de Corumbá supostamente teria 40% da preferência do eleitorado corumbaense, já Dr. Gabriel (PSD) neste cenário assume a segunda colocação com 22,89% enquanto Duarte está com 22,04%. Ambos estão tecnicamente empatados
A margem de erro da pesquisa é de 5,66% para mais ou para menos. A pesquisa do Ipems está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MS-08267-2020. Foram realizadas apenas 300 entrevistas entre os dias 3 e 5 de novembro.
Contrato Aditivado
No entanto, chama a atenção o fato da empresa responsável pela referida pesquisa, manter contrato de prestação de serviços com o município de Corumbá e o mesmo ter recebido um considerável aditivo dias antes da divulgação da primeira pesquisa que já apontava desde então a “larga” vantagem do atual prefeito Marcelo Iunes.
De acordo com o Portal da Transparência, no dia 09 de setembro de 2020, o contrato entre a prefeitura e a empresa da Capital, recebeu um termo aditivo que autoriza a contratação de serviços até o valor de R$ 384.000,00.
Nas redes sociais, imediatamente após a divulgação do resultado, o fato do vínculo contratual com a prefeitura de Corumbá, colocou em xeque a lisura da pesquisa.