Nikolas Ferreira foi passageiro em jatinho ligado a Daniel Vorcaro na campanha
Registros de tráfego aéreo e imagens públicas indicam que o deputado federal Nikolas Ferreira e o pastor e influenciador Guilherme Batista viajaram no jatinho de prefixo PT-PVH durante a caravana Juventude pelo Brasil em outubro de 2022, com voos entre 20 e 28 daquele mês que incluíram capitais do Nordeste, Brasília e cidades mineiras.
Trajetos e evidências
O histórico de navegação da aeronave modelo Embraer 505 Phenom 300 foi consultado por meio de sinais emitidos pelo transponder acessíveis em ferramentas online, cujo cruzamento com a agenda da caravana aponta coincidência entre os percursos e as paradas previstas pela campanha.
Além do monitoramento eletrônico, uma fotografia publicada pela influenciadora cristã Jey Reis mostra Nikolas Ferreira e o pastor em frente à aeronave, reforçando a presença dos dois no mesmo jatinho durante a série de deslocamentos que também incluiu pousos em Brasília.
Posições de envolvidos
Em nota à imprensa, o deputado apresentou sua versão sobre o uso da aeronave.
“Minha presença no voo se deu exclusivamente em razão do convite para a agenda de campanha, sem qualquer vínculo pessoal, comercial ou institucional com o dono da aeronave, que posteriormente se soube tratar-se de Daniel Vocaro”
O parlamentar afirmou ainda que, à época, o nome não gerava alerta público.
“nem havia qualquer informação que levantasse qualquer tipo de alerta”
Sobre eventual verificação prévia do proprietário do avião, Nikolas Ferreira sustentou que nada indicava irregularidade.
“não existia qualquer elemento que indicasse situação irregular ou que justificasse questionamento”
A operadora da aeronave, Prime You, contestou a ligação patrimonial entre o jatinho e o empresário mencionado nas reportagens.
“A aeronave citada opera — e já operava em outubro de 2022 — sob o regime regular de táxi aéreo, com voos fretados realizados nos moldes tradicionais do mercado. Trata-se, portanto, de operação de fretamento, sem qualquer vínculo societário ou patrimonial entre usuários do serviço e a aeronave”
Em resposta à imprensa, a empresa ressaltou que não divulga dados de clientes, passageiros ou destinos por regras de confidencialidade do serviço de táxi aéreo e informou que Daniel Vorcaro deixou de ser sócio em setembro de 2025, com participação minoritária na época citada.
A assessoria da Prime You acrescentou também que não procede a informação de que Daniel Vorcaro esteja vinculado à estrutura societária atual da companhia.
Em novembro de 2025, Daniel Vorcaro e outras pessoas foram alvo da Operação Compliance Zero deflagrada pela Polícia Federal para apurar concessão de créditos falsos pelo Banco Master, investigação que inclui a tentativa de compra da instituição pelo Banco Regional de Brasília e cujo levantamento preliminar aponta fraudes que podem alcançar R$ 17 bilhões.
A Agência Brasil não obteve retorno das assessorias da Igreja Batista da Lagoinha sobre a presença do pastor Guilherme Batista no voo.

