Oficina de Frevo no CRAS II é realizada para fortalecer vínculos e promover inclusão
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Fundação da Cultura, promoveu no CRAS II uma Oficina de Frevo voltada aos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 0 a 17 anos.
A iniciativa teve caráter educativo e integrador, oferecendo às crianças e adolescentes um espaço de expressão corporal e reconhecimento da cultura popular brasileira.
Metodologia e efeitos imediatos
Por meio da música e da dança os participantes vivenciaram o frevo, ritmo tradicional do período carnavalesco, atividade que contribuiu para o desenvolvimento da coordenação motora e estimulou manifestações criativas.
Além dos ganhos individuais em habilidade motora e criatividade, a ação favoreceu o estreitamento dos vínculos comunitários entre os presentes.
Continuidade e propósito institucional
O CRAS II mantém a agenda de iniciativas que trabalham o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, adotando a valorização cultural como ferramenta de transformação social, conforme as informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Fundação da Cultura.
As atividades realizadas no espaço reafirmam a estratégia de integrar práticas culturais aos serviços socioassistenciais destinados a crianças e adolescentes atendidos pelo SCFV.


