Anvisa determina proibição de canetas emagrecedoras importadas sem registro
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu nesta quarta-feira (21) a comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e uso dos medicamentos à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG, e de retatrutida, de todas as marcas e lotes. A resolução que formaliza a medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira.
A agência apontou que esses produtos são fabricados por empresas desconhecidas e circulam em canais informais de venda, especialmente perfis nas redes sociais. “sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa”. Diante dessa constatação, impôs a suspensão total das operações com esses insumos.
Ao detalhar os riscos associados às preparações irregulares, a Anvisa ressaltou que, por serem de origem desconhecida, “não há garantia sobre o seu conteúdo ou qualidade”, e que, por essa razão, as formulações não podem ser utilizadas “em nenhuma hipótese”. A advertência vale para todos os lotes das substâncias mencionadas.
Esses medicamentos são popularmente chamados de “canetas emagrecedoras do Paraguai”, expressão usada para identificar a origem e o perfil de comercialização pelos canais não autorizados. A agência reforçou a impossibilidade de garantir segurança ou eficácia diante da ausência de registros e controles.
A medida da Anvisa abrange tanto produtos à base de tirzepatida comercializados sob as marcas Synedica e TG quanto preparações de retatrutida, sem exceção de lotes ou fabricantes. A publicação no Diário Oficial da União formaliza a proibição e indica a abrangência administrativa da restrição.

