Mato Grosso do Sul registra criação de 16,9 mil empregos em 12 meses
Mato Grosso do Sul acumulou, entre novembro de 2024 e outubro de 2025, saldo positivo de 16.989 empregos com carteira assinada e fechou outubro com a criação de 880 novas vagas formais, conforme levantamento divulgado pela Assessoria Especial de Economia e Estatística da Semadesc, com base no Painel de Informações do Novo Caged do Ministério do Trabalho e Emprego.
No período, foram registradas 421.099 admissões e 404.113 desligamentos, o que deixou o estoque de postos formais em 702.030 em outubro e manteve a taxa de rotatividade nos últimos 12 meses em 33,02%.
O resultado de outubro foi puxado principalmente por comércio, construção e indústria, setores que, na variação mensal, tiveram os maiores saldos de vagas. No mês foram 34.640 contratações e 33.760 desligamentos.
O comércio liderou a geração de postos no mês com saldo de 432 vagas, seguido pela construção civil com 412 e pela indústria com 203 vagas. Agropecuária registrou retração de 72 vagas e serviços teve redução de 95 vagas no período.
O secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc, relacionou o movimento no comércio a contratações temporárias e afirmou que ações do Estado também têm contribuído para a intermediação entre trabalhadores e vagas.
“O resultado de outubro tem o impacto das contratações no setor de comércio. Muitas das vagas são temporárias e deveremos ter, entre janeiro e fevereiro do ano que vem, o retorno de algumas dessas pessoas ao mercado de trabalho. Importante lembrar os feirões de emprego que temos realizado por meio da Funtrab, onde temos oferecido uma diversidade de vagas e ressaltar a importância da nossa plataforma online de encaminhamento para o mercado de trabalho, que é o MS Qualifica Digital”
No detalhamento por municípios, Dourados registrou o maior saldo positivo com 338 vagas, seguido por Três Lagoas com 327, Inocência com 172, Nova Alvorada do Sul com 112 e Ribas do Rio Pardo com 108 postos a mais.
Entre os piores resultados aparecem Nova Andradina com perda de 208 vagas, Costa Rica com menos 110, Corumbá com menos 102, Paraíso das Águas com redução de 89 postos e Campo Grande com queda de 76 vagas no mês.
O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, ressaltou a importância de o cadastro de jovens e adultos fora do mercado tornar seus perfis acessíveis às empresas que usam a plataforma do governo.
“ficarem visíveis para todas as empresas que já disponibilizaram vagas na plataforma. E é por meio do MS Qualifica Digital que estão sendo oferecidas as vagas de trabalho para as novas indústrias e outros empreendimentos, que já estão se instalando no Estado”
O MS Qualifica Digital é a plataforma do governo estadual para oferta de emprego e qualificação, disponível em www.msqualifica.ms.gov.br e também pelo aplicativo MS Digital para Android e iOS, com cadastro gratuito para candidatos e divulgação contínua de oportunidades.
“É a nossa vitrine de vagas de emprego e de pessoas em busca do primeiro emprego ou de mudanças de carreira. Um serviço gratuito, com um sistema de navegação simples e inclusivo, garantindo que todos possam utilizar a ferramenta”

