Rede Hemosul de MS recebe reforço com novos equipamentos do Novo PAC

Hemosul2 730x480 1

A Rede Hemosul de Mato Grosso do Sul recebeu, na última sexta-feira (28/11/2025), um importante reforço para modernizar sua estrutura: 39 novos equipamentos entregues pelo Ministério da Saúde, por meio do Novo PAC, dentro do programa “Agora Tem Especialistas”. O investimento total destinado ao estado é de R$ 7,5 milhões, contemplando 11 serviços de hemoterapia em todas as regiões.

Equipamentos entregues

Entre os novos aparelhos estão:

  • 🔬 Blast freezers (congelamento rápido)
  • ❄️ Freezers de -30°C
  • ❄️ Ultrafreezers de -80°C

Esses equipamentos fortalecem a cadeia de frio, aumentam o aproveitamento do plasma coletado e ampliam a capacidade de envio do hemocomponente para a Hemobrás, responsável pela produção nacional de imunoglobulina, albumina e fatores de coagulação.

Distribuição no estado

  • Campo Grande: 10 equipamentos (7 para o Hemosul Coordenador e 3 para o Hospital Regional).
  • Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã: cada cidade receberá um blast freezer já na próxima semana.
  • Interior: unidades de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e outras também serão contempladas.
  • O restante dos equipamentos será entregue até o primeiro trimestre de 2026.

Busca por nova sede

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, destacou que a SES, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande , trabalha para viabilizar uma nova sede para o Hemosul Coordenador, já que a atual estrutura, com quase quatro décadas, não comporta a expansão tecnológica prevista.

“Com os novos equipamentos, teremos um avanço significativo no aproveitamento das doações e na contribuição à produção nacional de hemoderivados”, afirmou Simões.

Impacto na saúde pública

  • Marina Torres, coordenadora da Rede Hemosul, ressaltou que os novos freezers vão ampliar o número de doações aproveitadas, garantindo mais medicamentos para pacientes que dependem de imunoglobulina, albumina e fatores de coagulação.
  • Rozana Caimar, superintendente substituta do Ministério da Saúde em MS, destacou que o investimento integra a modernização nacional da Hemorrede, que soma R$ 116 milhões em todo o país, elevando a segurança e eficiência dos serviços.

chamanozapdesk

Veja também