Abandono: a triste realidade dos animais em época da covid-19

Você está visualizando atualmente Abandono: a triste realidade dos animais em época da covid-19
Animas foram entregues para protetores de animais / Foto: Divulgação
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de agosto de 2020

Uma triste realidade! Em vez de receber carinho, cuidados e proteção, muitos animais estão sendo abandonados por seus próprios tutores desde que iniciou a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Apesar de diversas campanhas desenvolvidas por várias ONGs e pelo próprio Ministério Público de Mato Grosso do Sul para que as pessoas adotem animais abandonados, ao invés de comprar, ainda falta conscientização.

Por falta de informação correta, muitas estão abandonando seus pets, com receio do novo coronavírus.

Fake news e informações sem comprovação científica de que animais podem transmitir o vírus elevaram o número de abandonos ou de isolamento dos animais de estimação, impedindo o bem-estar desses companheiros que sempre fizeram a alegria das famílias. Os cães e gatos têm direito à felicidade, à proteção e ao carinho recebidos dos humanos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal, não há até o momento nenhuma evidência de que cão, gato ou qualquer outro animal de estimação possa transmitir a covid-19 para pessoas.

Abandonar animais é crime ambiental previsto no art. 32 da Lei nº 9.605/98, passível de pena que pode ir de três meses a um ano de detenção e multa (aumentada em um sexto a um terço, se houver a morte do animal).

O abandono é também uma questão de saúde pública, considerando que muitos animais domésticos vagam pelas ruas sem controle sanitário, podendo contrair e transmitir diversas doenças.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular