Prévia da inflação fica em 0,18% em outubro, com queda dos alimentos e pressão dos combustíveis

No momento, você está visualizando Prévia da inflação fica em 0,18% em outubro, com queda dos alimentos e pressão dos combustíveis
  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de outubro de 2025

A prévia da inflação oficial de outubro, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), registrou alta de 0,18%, segundo o IBGE. O resultado, divulgado nesta sexta-feira (24), mostra desaceleração frente a setembro, quando o índice havia sido de 0,48%. A principal pressão veio dos combustíveis, enquanto os alimentos caíram pelo quinto mês consecutivo, ajudando a conter a variação.

No acumulado de 12 meses, o IPCA-15 soma 4,94%, abaixo dos 5,32% registrados até setembro. Apesar da queda, o índice segue acima da meta de inflação do governo, que é de 3% ao ano, com tolerância de até 4,5%. O Boletim Focus do Banco Central projeta que o IPCA deve encerrar 2025 em 4,7%.

Principais influências

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, cinco tiveram alta:

  • Vestuário (0,45%)
  • Despesas pessoais (0,42%)
  • Transportes (0,41%)
  • Saúde e cuidados pessoais (0,24%)
  • Habitação (0,16%)

educação (0,09%), artigos de residência (-0,64%), comunicação (-0,09%) e alimentação e bebidas (-0,02%) apresentaram variações menores ou negativas.

O grupo transportes foi o que mais impactou o índice, respondendo por 0,08 ponto percentual. Os destaques foram os combustíveis (1,16%), com alta da gasolina (0,99%) e do etanol (3,09%), além das passagens aéreas (4,39%).

Alimentos e energia

No grupo alimentação e bebidas, a queda foi de 0,02%, puxada pela alimentação no domicílio (-0,10%). Entre os itens em baixa estão:

  • Cebola (-7,65%)
  • Ovo de galinha (-3,01%)
  • Arroz (-1,37%)
  • Leite longa vida (-1%)

Essas reduções representaram alívio de 0,01 ponto percentual cada no índice. No acumulado de cinco meses de queda, o grupo já registra recuo de 0,98%.

Na habitação, a energia elétrica residencial caiu 1,09%, sendo o item que mais puxou o índice para baixo (-0,05 p.p.). A redução está ligada à mudança da bandeira tarifária vermelha patamar 2 para a patamar 1, que reduziu a cobrança extra de R$ 7,87 para R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.

IPCA-15 x IPCA

O IPCA-15 utiliza a mesma metodologia do IPCA, mas com período de coleta diferente: de 16 de setembro a 13 de outubro. Ele abrange 11 regiões metropolitanas, além de Brasília e Goiânia. Já o IPCA completo cobre 16 localidades e será divulgado em 11 de novembro.

👉 📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram


babybeef