Artistas e ambientalistas lançam campanha para incluir Pantanal nas pautas da COP30

Artistas e entidades lançam campanha para incluir o Pantanal nas pautas da COP30, destacando a importância das áreas úmidas.
  • Autor do post:
  • Post publicado:20 de outubro de 2025

O Pantanal entrou no centro de uma mobilização que reúne artistas e ambientalistas, entre eles Lenine, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Rafa Kalimann e o cantor indígena Eric Terena. O grupo lançou uma campanha que pede a inclusão das áreas úmidas nas discussões da COP30, marcada para Belém (PA).

O vídeo da iniciativa será divulgado nesta segunda-feira (20) e busca chamar atenção para a preservação do bioma, considerado a maior área úmida do planeta. Aproximadamente 65% do Pantanal está em Mato Grosso do Sul e 35% em Mato Grosso.

A ação é conduzida pelas organizações SOS Pantanal, Documenta Pantanal e Environmental Justice Foundation. Além do material audiovisual, foi publicada uma carta aberta que reforça a importância de proteger esses ecossistemas. As entidades lembram que o Pantanal armazena mais carbono por hectare do que qualquer outro ambiente terrestre, mas enfrenta ameaças constantes de incêndios, avanço da agricultura e exploração predatória.

Shows beneficentes durante a COP30

A programação da conferência também contará com apresentações musicais no Theatro da Paz, em Belém. Ney Matogrosso sobe ao palco em 13 de novembro, enquanto Lenine se apresenta no dia 21. Já Maria Bethânia participou recentemente de um show exclusivo da Elo, realizado na última quinta-feira (16), que contou ainda com a presença de Luísa Sonza, Sasha Meneghel e João Figueiredo.

A campanha reforça a necessidade de que o Pantanal e outras áreas úmidas sejam tratados como prioridade nas discussões globais sobre mudanças climáticas.

👉📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram

babybeef Pantanal