289 bolivianos estão aptos a votar em Corumbá durante as eleições na Bolívia

289 bolivianos estão aptos a votar em Corumbá durante o segundo turno das eleições na Bolívia, que mobiliza 7,5 milhões de eleitores e fecha a fronteira entre Brasil e Bolívia.
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de outubro de 2025

Cerca de 289 bolivianos estão aptos a votar neste domingo (19) no consulado boliviano em Corumbá, durante o segundo turno das eleições na Bolívia, que mobiliza 7,5 milhões de eleitores no país vizinho. A cidade é a única de Mato Grosso do Sul autorizada a receber votação.

Por conta do pleito, a fronteira entre Brasil e Bolívia foi fechada à 0h para veículos e só será reaberta às 16h. A travessia está liberada apenas para pedestres, em esquema de segurança reforçado.

eleicao bolivia corumba eleições na Bolívia

A disputa presidencial é entre Rodrigo Paz Pereira (PDC) e o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga (AL). No primeiro turno, Paz obteve 32,08% dos votos, contra 26,94% de Quiroga. A eleição também marca o fim da hegemonia do MAS, partido de Evo Morales, que após 20 anos no poder sofreu derrota histórica, com apenas 4% dos votos.

No consulado de Corumbá, cartazes orientam os eleitores sobre as regras. Para votar, é preciso apresentar identidade boliviana ou passaporte válido. Diferente do Brasil, a votação é feita em cédulas impressas, depositadas em urnas de papelão, sob supervisão de auditores eleitorais.

Ainda conforme a Consulesa Nelly Lanz Roso, muitos eleitores bolivianos optam por atravessar a fronteira para exercer o direito ao voto, mesmo morando em Corumbá. O motivo, segundo ela, é que em Corumbá a votação ocorre exclusivamente para presidente, enquanto na Bolívia, os eleitores podem votar para outros cargos em disputa.

consulesa eleições na Bolívia
Consulesa da Bolívia em Corumbá Nelly Lanz Roso

A segurança na fronteira é compartilhada, no lado brasileiro, a Polícia Federal mantém atendimento nos postos de fiscalização; já na Bolívia, a responsabilidade é das Forças Armadas.

Somente na região de fronteira, que faz divisa com Corumbá, cerca de 40 mil eleitores devem procurar as zonas eleitorais para votação. A reportagem do Folha MS esteve em um dos colégios eleitorais de Arroyo Concepcion e registrou uma intensa movimentação de pessoas, mas, apesar do grande fluxo, a votação seguia tranquila. A expectativa é de que a apuração dos votos se inicie logo após o encerramento das sessões, prevista para as 16 horas.

eleicoes arrouyo eleições na Bolívia
movimentacao eleicoes bolivia eleições na Bolívia

👉 📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram

babybeef eleições na Bolívia