Rodada de Empregabilidade da Bioenergia oferece mais de 630 vagas em 15 municípios de MS

No momento, você está visualizando Rodada de Empregabilidade da Bioenergia oferece mais de 630 vagas em 15 municípios de MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:14 de outubro de 2025

Na próxima sexta-feira (17), a Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), em parceria com a Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado (Biosul) e o Senai/MS, promove a 2ª Rodada da Empregabilidade da Bioenergia.

O evento será realizado simultaneamente, das 8h às 13h, em 15 municípios do Estado, oferecendo 637 vagas de emprego em usinas do setor. A data foi escolhida em alusão ao Dia da Bioenergia, celebrado em 19 de outubro.

As oportunidades estarão disponíveis nas Casas do Trabalhador de Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora. Para participar, os interessados devem comparecer com documentos pessoais, Carteira de Trabalho Digital e currículo atualizado.

Empresas participantes e áreas de atuação

A iniciativa conta com a adesão de 18 empresas nacionais e multinacionais em operação no Estado, entre elas Adecoagro, Agroterenas Estrela do Oeste, Alcoolvale, Atvos, Cocal, Energética Santa Helena, Iaco Agrícola, Inpasa, Neomille Cerradinho Bio, Pedra Agroindustrial – Usina Cedro, Raízen, Usina Rio Amambai e Usina Sonora.

As vagas abrangem funções operacionais, técnicas e de gestão, como mecânico automotivo, motorista, operador de trator e colhedora de cana, soldador, eletricista, operador de moenda e caldeira, técnico de laboratório, técnico de segurança do trabalho, supervisor industrial, assistente de produção e jovem aprendiz em áreas administrativas, de produção e campo. Todas as usinas também receberão pessoas com deficiência.

A diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, destacou que a ação integra uma estratégia de longo prazo:

Estamos dando continuidade a uma agenda estratégica para o futuro energético e econômico do nosso estado. A 2ª Rodada da Bioenergia será realizada em 17 municípios de Mato Grosso do Sul, levando informação, oportunidades de emprego e fortalecimento das cadeias produtivas ligadas ao setor. Nosso objetivo é levar o desenvolvimento, promover a empregabilidade e atrair novos investimentos, mostrando o potencial de MS como referência nacional em bioenergia. Cada cidade envolvida representa um polo com vocação para crescer nesse setor, e queremos que as pessoas cresçam juntas”.

O presidente da Biosul, Amaury Pekelman, reforçou a importância do setor:

O setor de bioenergia vive mais um ciclo de expansão consistente em Mato Grosso do Sul, com a chegada de novas unidades e o crescimento dos bioparques já instalados. Essa dinâmica mantém o Estado na vanguarda da transição energética e se traduz em oportunidades concretas para as pessoas que vivem aqui. Cada novo investimento representa mais empregos, qualificação e desenvolvimento regional”.

Ele acrescentou que as empresas oferecem mais do que vagas:

Mais do que uma vaga, o que as usinas oferecem é um ambiente que valoriza as pessoas, inclusivo, que incentiva o aprendizado e promove crescimento de carreira. É um setor que contrata de forma estruturada e contínua, com oportunidades para quem busca estabilidade e quer crescer dentro da agroindústria”.

O Senai/MS também participa como parceiro estratégico, oferecendo cursos alinhados às necessidades do setor. Para o superintendente regional, Rodolpho Mangialardo, “nosso papel é ser um parceiro estratégico do setor produtivo, preparando a mão de obra necessária para sustentar o crescimento da bioenergia no Estado. Essa segunda rodada será uma oportunidade para transformar o interesse em empregabilidade em capacitação efetiva, fortalecendo toda a cadeia produtiva”.

Bioenergia em Mato Grosso do Sul

O Estado conta atualmente com 22 usinas em operação, sendo o 4º maior produtor nacional de etanol a partir da cana e do milho, o 5º maior produtor de açúcar, o 4º maior exportador de bioeletricidade e pioneiro na produção de biogás e biometano. O setor gera mais de 33 mil empregos diretos, movimenta R$ 1,3 bilhão em massa salarial por ano e representa 17% do PIB Industrial de Mato Grosso do Sul.

Mais informações: www.funtrab.ms.gov.br

👉 📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram


babybeef