Campo Grande recebeu, nesta sexta-feira (10), uma das carretas do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do governo federal que, durante o Outubro Rosa, concentra ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Ao longo do mês, cerca de 1,5 mil pacientes da rede pública, previamente agendadas, serão atendidas no município, com previsão de aproximadamente 4,6 mil procedimentos, incluindo consultas, exames e biópsias.
Estruturada com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais, a carreta que chega a Campo Grande integra o total de 28 unidades móveis de saúde especializada que, neste mês, ofertarão consultas, exames e biópsias para mais de 42,5 mil mulheres em regiões com vazios assistenciais em 21 estados e no Distrito Federal, com estimativa de cerca de 130 mil procedimentos.
“O Agora Tem Especialistas é mais que um programa. Ele representa a maior mobilização em defesa da saúde pública desde a pandemia. Hoje, iniciamos uma nova etapa com o lançamento das carretas que vão levar cuidado especializado até os lugares mais remotos do país, começando com foco na saúde das mulheres, que são prioridade da nossa gestão”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, que está como ministro em exercício.
O superintendente estadual do Ministério da Saúde, Ronaldo de Souza Costa, reforçou que o governo federal tem pressa.
“O Agora Tem Especialistas é um conjunto de ações para diminuir imediatamente o tempo de espera por atendimentos, consultas, exames e diagnósticos. E está remunerando melhor por isso. Estamos pedindo que municípios, estado e as instituições façam os credenciamentos, porque chegou a hora de oferecer o atendimento que as pessoas precisam. A carreta é isso, atendimento do Agora Tem Especialistas”.
No Brasil, os primeiros atendimentos começaram nesta sexta-feira (10) em 15 unidades móveis instaladas em locais de difícil acesso, com pouca oferta de serviços especializados, além de cidades-polo. As carretas estão distribuídas por Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Diamantina (MG), Campo Grande (MS), Lagarto (SE), Registro (SP), Palmas (TO), Senhor do Bonfim (BA), Japeri (RJ), Garanhuns (PE) e Goiânia (GO).