Vereadora Hanna Santana celebra sanção de lei que declara de utilidade pública APMs em Corumbá

No momento, você está visualizando Vereadora Hanna Santana celebra sanção de lei que declara de utilidade pública APMs em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:10 de outubro de 2025

A Câmara Municipal de Corumbá aprovou, e o prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira sancionou, o Projeto de Lei nº 058/2025, de autoria da vereadora Hanna Santana, que declara de Utilidade Pública Municipal a Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Professora Ercy Cardoso e do CEMEI Professora Telma da Costa Rodrigues. A sanção foi publicada no Diário Oficial de 9 de outubro de 2025 e representa um avanço importante para a comunidade do bairro Guatós, diretamente atendida pelas duas instituições.

Com a nova lei, as entidades passam a usufruir dos benefícios e prerrogativas concedidos às instituições de utilidade pública, como isenção de tributos municipais, além da possibilidade de firmar convênios e receber recursos públicos em diferentes esferas — municipal, estadual e federal. A medida fortalece a infraestrutura, amplia a qualidade dos serviços prestados e abre espaço para a captação de projetos sociais e educativos que beneficiem toda a comunidade escolar.

Para a vereadora Hanna Santana, a aprovação é um reconhecimento ao papel essencial desempenhado pelas associações de pais e mestres.

“As APMs são parceiras diretas das escolas e exercem um papel social muito importante. Com o título de utilidade pública, elas ganham mais autonomia para buscar recursos e continuar desenvolvendo projetos que beneficiam toda a comunidade escolar. É uma conquista para o bairro Guatós e para a educação de Corumbá”, destacou.

A diretora Layze Cassanha também comemorou a sanção da lei, ressaltando que o reconhecimento abre portas para novos investimentos.

“Para nós é muito importante, pois abre portas para futuros recursos, futuros investimentos para as nossas crianças, para a nossa comunidade e também a gente não precisa pagar um tributo do município da qual, se a Associação de Pais e Mestres não fosse reconhecida. Então, a gente fica feliz por esse reconhecimento e que abre portas para as demais escolas também serem consideradas de utilidade pública”, afirmou.

A aprovação e sanção do Projeto de Lei nº 058/2025 reforçam o compromisso do mandato da vereadora Hanna Santana com a educação pública de qualidade e com o fortalecimento das instituições comunitárias que atuam diretamente na formação das crianças e no apoio às famílias corumbaenses.

babybeef