Uma onça-pintada foi flagrada descansando em cima de uma trilha de madeira no último domingo (14), em Miranda, cidade que fica no Pantanal sul-mato-grossense. De acordo com o guia turístico, Edir Alves, responsável pelo registro, o animal estava deitado e não foi incomodado, já que estava em seu habitat natural.
Conforme Edir, que também é fotógrafo, um outro colega de trabalho foi quem notou o animal e o comunicou. Os dois fariam uma espécie de vistoria na trilha de madeira que se prepara pare receber novamente os turistas. As visitações foram interrompidas em março por conta da pandemia da covid-19. Para não incomodar a onça-pintada, que já foi vista no local outras vezes, o serviço foi adiado.
“Mesmo quando os turistas estão por aqui, temos um grande cuidado ao observar os animais. Somos nós que estamos no espaço deles e por isso, não os incomodamos, apenas os apreciamos”, explicou ao G1.
Como não poderia vistoriar a trilha, Edir aproveitou para fazer algumas fotos à distância da onça. As imagens foram publicadas na rede social da Fazenda San Francisco, especializada em turismo ecológico.
As imagens mostram desde a onça bocejando até ela dormindo tranquilamente no local. Os guias brincaram com a situação e se referem ao encontro com bom humor. “Um pequeno imprevisto nos fez desistir e deixar para uma próxima vez”, escreveram.
Edir ainda conta que para fazer o registro, precisou passar por uma mata e do outro lado da trilha, há cerca de 400 metros, conseguiu fotografar a onça que aparentemente nem notou a presença deles. O guia calcula que cerca de 15 onças vivem na área da propriedade rural.
Conforme Edir, a onça flagrada nesse último domingo, é conhecida como “Maripousa” e foi identificada pelos biólogos da propriedade por conta de machas: “Essa [onça] sempre aparece por aqui e desde o ano de 2011, ela já foi avistada pelo menos umas três vezes com ninhadas deferentes”, finaliza.