Após familiares contestarem nacionalidade de vítimas da Covid-19 em Corumbá, Secretaria de Saúde emite nota de esclarecimento

No momento, você está visualizando Após familiares contestarem nacionalidade de vítimas da Covid-19 em Corumbá, Secretaria de Saúde emite nota de esclarecimento
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de junho de 2020

Desde o início da pandemia 5 pessoas diagnosticadas com Covid-19 já faleceram em Corumbá. De acordo com as normas instituídas pelo Ministério da Saúde, os casos positivos e os óbitos são contabilizados para o município de residência, independente da nacionalidade. Sendo dois contabilizados para Corumbá, e 3 para a Bolívia.

Ressaltamos que, a gestão trabalha de forma humanizada e, independente da nacionalidade, o compromisso é com a saúde de todos. Estamos trabalhando na prevenção e na assistência à saúde da população. A Prefeitura Municipal reforça que o fechamento e a fiscalização da fronteira não são de competência do poder executivo municipal.

A própria Secretaria Municipal de Saúde foi quem divulgou, as informações sobre a nacionalidade do paciente.

informação secretaria 1
Nesta quarta-feira a informação sobre a nacionalidade da vítima foi removida da publicação

Diariamente é disponibilizado do site da Prefeitura o Boletim Epidemiológico com os dados de Covid-19 da nossa cidade. Resumo dos casos:

-27/05/2020 – Primeiro Óbito (Contabilizado para a Bolívia)
Senhor de nacionalidade boliviana de 67 anos residente na Bolívia, portador de doença pulmonar crônica.

-12/06/2020 – Segundo Óbito (Contabilizado para o Brasil)
Senhor de 53anos natural do Brasil, residente em Corumbá, caminhoneiro com histórico de viajem para Santa Cruz de La Sierra e SP.

-14/06/2020 – Terceiro Óbito (Contabilizado para a Bolívia)
Mulher de 30 anos brasileira residente na Zona Rural da Bolívia, recebida em óbito no pronto socorro municipal, fator de risco obesidade.

-15/06/2020 – Quarto Óbito(Contabilizado para o Brasil)
Senhor boliviano residente em Corumbá, comerciante nas cidades Bolivianas da Fronteira.

-16/06/2020 – Quinto óbito(Contabilizado para a Bolívia)

Senhor de 71 anos dupla nacionalidade, brasileira e boliviana, morador da cidade Puerto Soares na Bolívia.

O Estado de MS e Corumbá está sofrendo uma aceleração do número de casos, reforçamos a importância da população cumprir as normas publicadas nos decretos municipais.

Confira aqui a nota emitida pelo município