Mais uma vez, a parceria entre a Prefeitura de Corumbá e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai ampliar e melhorar o atendimento oferecido à população do município na área da Segurança Pública.
Nesta terça-feira, 16 de junho, o prefeito Marcelo Iunes recebeu mais quatro viaturas e 22 pistolas calibre 0.40 que foram doadas à Guarda Municipal (GM). “Primeiramente é importante agradecer à PRF por essa parceria, que não é de hoje, e que tem permitido levar mais segurança e bons serviços para todos os cidadãos corumbaenses”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.
O secretário de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques, o secretário de Segurança Pública, Edson Panes de Oliveira Filho, o comandante da Guarda Municipal de Corumbá, Cléber Renato Martins de Figueiredo, e o assessor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AGETRAT), Alexandre do Carmo Taques Vasconcelos, também participaram da entrega.
A doação foi feita pelos inspetores Wesley Seron e Guilherme Magnani, respectivamente chefe de Delegacia e chefe de Policiamento da Polícia Rodoviária Federal na região. “Como o próprio prefeito bem pontuou, essa parceria já vem de um bom tempo”, afirmou Seron, ressaltando que todo o material está em perfeitas condições de uso.
“Primeiro doamos veículos à AGETRAT e agora estamos atendendo a Guarda Municipal. Nós renovamos a frota a cada cinco anos, então buscamos parceiros que tenham condições de utilizar esses veículos em prol da população. O mesmo aconteceu com as armas, que só foram doadas porque mudamos de calibre. Ao invés de serem destruídas, a PRF optou por essa doação”, completou o inspetor.
Além das 22 pistolas 0.40, também foram repassados 44 carregadores de munição. Já os carros são: um Fiat Línea, um Renault Fluence, uma Chevrolet Blazer, e uma Nissan Frontier. Os veículos foram totalmente descaracterizados e receberam o brazão da Prefeitura antes de serem utilizados pela Guarda Municipal.
O secretário municipal de Segurança Pública, Edson Panes, lembrou que os guardas receberão treinamento especifico antes da utilização das armas de fogo. “Hoje a nossa GM possuiu 45 agentes habilitados para utilização de armamento. Em breve, eles receberão o porte funcional, que é dado pela Polícia Federal”, explicou.
O comandante da Guarda Municipal, Cleber Figueiredo, ainda observou que o curso de qualificação para o porte funcional de arma de fogo teve duração de 476 horas de aulas práticas e teóricas, ministradas por diversos integrantes das Forças de Segurança.