Corumbá (MS)- Uma denúncia levou agentes da Postura da Prefeitura de Corumbá, a apreender uma Van, flagrada auxiliando no transporte de passageiros de nacionalidade boliviana para Corumbá.
De acordo com informações apuradas pela Reportagem do Folha MS, 31 passageiros adultos e seis crianças que saíram de São Paulo com destino à fronteira, foram deixados na região do Urucum por vans que realizaram o transporte irregular.
Os passageiros permaneceram escondidos na região e terminariam o transporte até a área urbana da cidade através de motoristas de aplicativos, com o objetivo de burlar a fiscalização que é realizada pela barreira Sanitária na entrada da cidade desde o início da pandemia.
Segundo o Coordenador de Fiscalização de Posturas do município, Luciano Cruz, todos os passageiros foram encaminhados para o Posto Esdras no setor da Polícia Federal e serem repatriados para o território boliviano.
Ainda conforme Luciano, a van flagrada prestando apoio ao transporte irregular foi apreendida por infringir o decreto municipal que proibiu a realização de embarque e desembarque de passageiros na cidade. “As empresas que insistem em realizar o embarque e desembarque de passageiros na área urbana de Corumbá, por qualquer via que seja, estão cometendo irregularidades e ilícitos administrativos e estão passivos de punições do código de posturas e do decreto municipal”, afirmou.
A ação contou com apoio dos órgãos de segurança, Polícia Militar, Polícia Federal e agentes municipal de trânsito.
Rotas Clandestinas
Desde o dia 23 de março, um decreto municipal proibiu o embarque e desembarque de passageiros na cidade de Corumbá, inclusive com o fechamento do terminal rodoviário intermunicipal. Desde então, denuncias apontam o crescimento do transporte irregular de passageiros na cidade.
Por rotas clandestinas e com o intuito de burlar a fiscalização implementada na entrada da cidade, a oferta de transporte irregular cresceu e chegou a ser anunciada de maneira aberta nas redes sociais.
Sem conseguir controlar o fluxo de pessoas que chegavam no município por meio de transportes como as “caronas amigas”, o poder executivo chegou a anunciar um plano para reabertura do terminal rodoviário como forma de melhorar o controle de quem chega e sai da cidade, mas até o momento o decreto permanece sem previsão de retorno do transporte regular.