Uma perseguição realizada com aeronaves da FAB no Amazonas terminou com a apreensão de 546,5 quilos de skunk e a destruição de um avião bimotor. A aeronave, modelo Beechcraft 58 Baron, entrou no espaço aéreo brasileiro vinda da Venezuela sem autorização e foi localizada por radares na manhã de quarta-feira (10).
Caças A-29 Super Tucano foram enviados para interceptar o voo suspeito e ordenaram que o piloto mudasse de rota. Ignorando as determinações, ele voou baixo, próximo à copa das árvores, e arremessou o avião nas águas da represa de Balbina, em Presidente Figueiredo.

Equipes da Polícia Federal, transportadas em um helicóptero Bell 412, chegaram ao local e encontraram inicialmente 380 quilos da droga no interior da aeronave. Na manhã seguinte, uma nova varredura revelou mais entorpecentes, elevando o total apreendido para mais de meia tonelada.
A ação faz parte da Operação Ágata Ostium, que atua no combate ao tráfico e outros crimes transnacionais na região de fronteira. O piloto conseguiu fugir e segue sendo procurado.
