O confronto entre Brasil e Bolívia nesta terça-feira (9), pela última rodada das Eliminatórias, terá como cenário o Estádio Municipal de El Alto, localizado a 4.090 metros acima do nível do mar.
A arena, situada na cidade vizinha a La Paz, é considerada a segunda mais alta do planeta, atrás apenas do Estádio Daniel Alcides Carrión, no Peru, que está a 4.378 metros.
Inaugurado em 2017 e também chamado de Municipal de Villa Ingenio, o estádio é a casa do Always Ready e comporta cerca de 25 mil torcedores.
Reconhecido como o mais moderno da Bolívia, já foi palco de partidas marcantes, como a vitória do Always Ready sobre o Corinthians, em 2022, pela Libertadores — a primeira derrota do clube paulista para um time boliviano na competição.
Apesar da modernidade, o local carrega um episódio trágico. Em 2019, durante um jogo do Campeonato Boliviano entre a equipe local contra o Oriente Petrolero, o árbitro Victor Hugo Hurtado, de 32 anos, passou mal no início do segundo tempo, foi levado de ambulância ao hospital, mas não resistiu e foi a óbito.
Embora a Federação Boliviana de Futebol não tenha atribuído o óbito à altitude, o caso levantou o debate sobre os riscos de partidas em cidades localizadas em grandes altitudes.