Corumbá (MS)- Nem mesmo o fechamento das fronteiras foi suficiente para impedir o ingresso de um cidadão boliviano de 67 anos, contaminado pelo Covid-19 em Corumbá. O homem que segundo informações não portava nenhum documento de identificação procurou atendimento médico na Santa Casa já em estado grave e foi internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
O paciente não resistiu e veio a óbito na quinta-feira (28). O falecimento, apesar de ocorrer dentro da unidade de saúde brasileira, será computado para o município vizinho, Puerto Suarez.
A morte do idoso expõe problemas crônicos da cidade em conseguir controlar o acesso de pessoas que chegam de outras regiões. Enquanto a administração pública, proíbe a operação de linhas regulares no município, a entrada de forma clandestina e que não possibilita o menor controle acontece diariamente e coloca em risco o suposto plano de contingência para o avanço da doença na cidade.
O corpo do homem foi trasladado para o país vizinho seguindo os protocolos previstos pela organização mundial da saúde e com o auxílio da Polícia Federal que ficou responsável pelos trâmites legais.
Em nota, a prefeitura se eximiu da responsabilidade do controle da entrada de estrangeiros pela fronteira e afirma que o caso é um problema do governo federal. Com ambas as autoridades falhando no controle do acesso, a cidade continua a receber, sem nenhum controle, pessoas que chegam por meio do transporte clandestino tanto pela BR-262 e também pela fronteira com a Bolívia.