Um menino de 8 anos precisou ser resgatado na manhã deste domingo (31) após sofrer uma queda de cavalo em uma fazenda na região do Paiaguás, a cerca de 62 km de Ladário, no Pantanal sul-mato-grossense. Ele apresentava suspeita de fratura nos dois braços e estava em um local de difícil acesso, onde a única rota possível é pelo rio.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, a distância e o tempo de deslocamento por via fluvial inviabilizariam o atendimento rápido, o que levou à solicitação de apoio aéreo. Um helicóptero do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste foi enviado para a fazenda, levando a bordo um médico do Hospital Naval de Ladário.
Após o pouso, a criança recebeu os primeiros cuidados e foi transportada até a base aérea em Ladário. De lá, uma ambulância do Corpo de Bombeiros seguiu com o paciente para a Santa Casa de Corumbá, onde ele passou por avaliação médica.
Evam
A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de Evacuação Aero Médica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância do sinistro, entre outros.