O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (18) um telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para relatar os desdobramentos do encontro realizado na última sexta-feira (15) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Alasca.
De acordo com comunicado do Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de 30 minutos e teve como foco o diálogo entre Moscou e Washington, classificado por Putin como “positivo”.
Paz na Ucrânia
Durante a ligação, Putin mencionou o Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta de Brasil e China para buscar uma solução negociada para a guerra na Ucrânia. Lula reafirmou o apoio brasileiro a todas as iniciativas diplomáticas que favoreçam o fim do conflito.
Segundo o Kremlin, Lula destacou a relevância das informações compartilhadas e reforçou o papel brasileiro na mediação internacional.
Cooperação bilateral
Além do cenário geopolítico, os dois presidentes manifestaram interesse em aprofundar o diálogo entre Brasil e Rússia, sobretudo no âmbito do Brics.
“Foi confirmado o interesse mútuo no desenvolvimento do diálogo russo-brasileiro, bem como na estreita cooperação no Brics”, afirmou o comunicado divulgado pelo governo russo.