Em Corumbá, os vereadores que integram a bancada do PSD, Chicão Vianna, Domingos Albaneze Neto e Gabriel Alves de Oliveira, estão preocupados com a eventual perda de produtos perecíveis transportados em caminhões, que estão retidos na fronteira do Brasil com a Bolívia, devido ao fechamento ocorrido em virtude da pandemia do Covid-19.
Na sessão de ontem, segunda-feira, 18, da Câmara, os três, por meio de requerimentos, pediram apoio da deputada federal corumbaense, Bia Cavassa, para que ela interceda junto às autoridades brasileiras, no sentido de que sejam tomadas as providências cabíveis, para liberação dos produtos (frango e embutidos) exportados para a Bolívia.
O mesmo pedido foi feito à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, visando adoção de medidas emergenciais para liberação desses produtos que estão sendo parados do lado brasileiro.
“Alimentos perecíveis que precisam ser transportados em câmaras frias, são exportados através da fronteira corumbaense entre Brasil e Bolívia. Ocorre que, com o fechamento desse local, os produtos destinados à exportação estão retidos no lado brasileiro da fronteira, sob risco de perda, além de causar prejuízos aos exportadores proprietários da mercadoria e, consequentemente, à economia brasileira”, explicaram.
Diante da situação, Chicão, Domingos e Gabriel recorreram às autoridades, solicitando medidas alternativas para flexibilizar o bloqueio fronteiriço, para que “ao menos as exportações de produtos perecíveis pudessem ser liberadas, minimizando os impactos econômicos do estado de emergência instaurado em todo território nacional”, reforçaram.