Corumbá atua na logística de entrega de 600 mil vacinas do Brasil para a Bolívia

No momento, você está visualizando Corumbá atua na logística de entrega de 600 mil vacinas do Brasil para a Bolívia
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de julho de 2025

O município de Corumbá, por sua localização estratégica na faixa de fronteira com a Bolívia, foi peça-chave na logística de entrega de 600 mil doses de vacinas contra o sarampo, enviadas pelo governo brasileiro em cooperação com o país vizinho. A operação ocorreu neste sábado (12) e contou com o suporte direto da estrutura municipal para recepção e encaminhamento das vacinas.

As doses, encaminhadas pelo Ministério da Saúde, foram repassadas imediatamente às autoridades bolivianas, que assumiram o transporte até os destinos finais em território nacional. O ponto de transição foi organizado e executado com o apoio técnico e estrutural da Prefeitura de Corumbá, que assumiu o comando logístico da ação em solo brasileiro.

Durante a entrega, estiveram presentes representantes dos dois países. Do lado boliviano, participaram profissionais do Programa Ampliado de Imunização (PAI), entre eles Claudia Carrizales, responsável técnica pelo programa; Efraín Loza, da área de logística; Eduardo Ariñez, do setor aduaneiro; e Julio Falga, responsável pelo transporte. Pelo município de Corumbá, acompanharam a ação o prefeito Dr. Gabriel e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Nilson Pedroso.

vacinas contra o sarampo foi destinada pelo Ministério da Saúde para Bolívia

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde do município, Walkiria Arruda da Silva, o envolvimento de Corumbá na entrega vai além do suporte operacional. A cooperação entre os dois países, segundo ela, é essencial para proteger também a população local, uma vez que há trânsito constante entre as cidades da fronteira, o que aumenta o risco de circulação do vírus.

A entrega das doses é resultado de uma mobilização humanitária entre governos, articulada por meio da Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Saúde, Receita Federal, Embaixada do Brasil na Bolívia e o Consulado em Puerto Quijarro.

Corumbá já recebeu antecipadamente sua parte das vacinas e mantém o cronograma local de imunização contra o sarampo, sem alterações. A operação reforça o papel do município em ações de cooperação binacional, especialmente em situações que exigem resposta conjunta na área da saúde pública.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

arte whats2 vacinas