A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, deflagrou a Operação Vox Veritatis para apurar fraudes em licitações envolvendo recursos federais destinados à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS).
De acordo com informações da Polícia Federal, as investigações revelaram um esquema em que empresários, em conluio com servidores públicos, manipulavam processos de adesão a atas de registro de preços de outros órgãos.
A prática permitia contratações superfaturadas, garantindo que determinados fornecedores fossem escolhidos e, em troca, pagassem comissões de 5% sobre o valor contratado aos intermediários do esquema. Parte desses valores era repassada aos servidores envolvidos.
Dois contratos sob investigação ultrapassam R$ 20 milhões, mas o montante pode ser ainda maior conforme o avanço das diligências. A operação é um desdobramento das investigações Mineração de Ouro e Terceirização de Ouro, que também apuraram desvios de recursos públicos federais no estado.
A Polícia Federal cumpre nove mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Os investigados poderão responder por peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações e contratos administrativos.