Corumbá suspende aulas e pede uso de máscara para conter avanço de doenças respiratórias

Vereador pede faixa elevada em frente ao pronto-socorro
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de abril de 2025

O avanço dos atendimentos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) levou a Prefeitura de Corumbá a emitir novas orientações de prevenção nesta segunda-feira (28). A recomendação foi baseada em relatórios da rede pública, que registraram aumento expressivo nas unidades de saúde e lotação dos leitos hospitalares na cidade nas últimas semanas.

Conforme informado pelo secretário municipal de Saúde, Antônio Juliano de Barros, a superlotação em postos de saúde, prontos-socorros e a ocupação total das vagas de internação pediátrica e de UTI exigiram medidas para tentar reduzir a circulação de vírus respiratórios no município.

Entre as ações sugeridas, a Secretaria orienta o isolamento de pacientes positivos ou sintomáticos, com afastamento de sete dias a partir do início dos sintomas. O uso de máscaras volta a ser recomendado para pessoas com sinais de infecção, tanto em ambientes públicos como privados.

A nota publicada no portal da prefeitura, também enfatiza a importância da higiene constante das mãos, do reforço na limpeza de locais fechados e da vacinação de integrantes do grupo prioritário que ainda não se imunizaram contra a Influenza.

Foto%20Divulga%C3%A7%C3%A3o%20%28%20Visita%20%C3%A0%20UBS%20Bonif%C3%A1cio%20Tiaen%29%20%2820%29 Corumbá suspende aulas
Nota de recomendação é assinada pelo secretário Municipal de Saúde Antônio Juliano de Barros

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

Aulas e Eventos Suspensos

Outra medida determinada é a suspensão de eventos que provoquem aglomeração, com exceção daqueles relacionados à saúde. A suspensão de aulas em escolas públicas e privadas também foi adotada e serão interrompidas entre os dias 29 de abril e 4 de maio, com possibilidade de prorrogação dependendo do comportamento epidemiológico nos próximos dias.

O uso obrigatório de máscaras em locais de atendimento ao público, independentemente da presença de sintomas, foi reforçado pela Prefeitura. A população também foi orientada a buscar assistência médica ao identificar sinais de dificuldade respiratória, febre persistente ou queda na saturação de oxigênio.

doacao mascaras Corumbá suspende aulas
Uso de máscaras para evitar contágio voltou a ser recomendado pelo município

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o conjunto de recomendações visa conter o agravamento do cenário e proteger especialmente os grupos mais vulneráveis à infecção por vírus respiratórios.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde, após avaliar os relatórios da coordenação de urgência e emergência e do hospital local, alerta a população quanto aos cuidados para evitar a contaminação pelos vírus respiratórios circulantes.

Considerando o cenário de casos de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave(SRAG) que tem procurado atendimento nos serviços de saúde pública de Corumbá (Postos de saúde e rede de urgência e emergência) o que vem acarretando superlotação destes locais, assim como a lotação dos leitos de internação em pediatria e UTI, recomendamos as seguintes medidas para evitar a propagação dos vírus respiratórios: 

    1. Isolamento imediato de casos positivos e sintomáticos, com o afastamento de 07 dias de suas atividades, a partir do início dos sintomas;

    2. Uso de máscara para pessoas com sintomas respiratórios;

    3. Lavagem das mãos e uso de álcool em Gel;

    4. Limpeza e desinfecção do local diariamente ou sempre que necessário;

    5. Vacinação das pessoas que estão descritas no grupo prioritário e que até o momento não tenha recebido a vacinação na campanha atual;

    6. Suspensão de eventos que promovam a aglomeração de pessoas, exceto eventos relacionados ao atendimento de saúde;

    7. Suspensão das aulas nas escolas públicas e privadas no período de 29/04/2025 até 04/05/2025, podendo este período ser prorrogado em caso de necessidade.

    8. Uso de máscaras no atendimento ao público em todos os locais com circulação de pessoas;

    9. Buscar atendimento médico ao primeiro sinal de dificuldade respiratória, febre persistente ou queda de saturação;

  ATENÇÃO: Procure sua unidade de saúde em caso de sintomas respiratórios.

Dr. Antônio Juliano de Barros

Secretário Municipal de Saúde

28/04/2025

arte whats2 Corumbá suspende aulas