Decreto deve ser publicado nesta segunda-feira (16) pela prefeitura de Campo Grande suspendendo as aulas na rede municipal por 15 dias. A medida vale a partir de quarta-feira (18) e é efeito dos dois primeiros casos confirmados de coronavírus na Capital, divulgados ontem. Conforme o avanço da doença, existe a possibilidade de prorrogação desse prazo.
Também ficará proibido por tempo indeterminado qualquer evento com mais de 100 pessoas na cidade, como forma de evitar aglomerações e disseminação do vírus. Nesse caso, a regra vale a partir de amanhã (16). A determinação serve, inclusive, para cultos e missas.
“Estamos seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e a decisão veio depois de reuniões com os secretários”, explicou o prefeito Marquinhos Trad (PSD) na manhã deste domingo, depois de mais uma rodada de conversas com a equipe.
Já em relação às escolas privadas e faculdades, o município fará uma recomendação. “Mas não tenho poder de suspender”, justifica o prefeito.
Jogos e outros tipos de atividades esportivas ainda podem ser realizadas, mas devem ocorrer de portões fechados, sem torcida.
Apesar do decreto, Marquinhos Trad tranquiliza a população. “Campo Grande está preparada para enfrentar o coronavírus, não é preciso pânico. Foram contratados 33 novos leitos de CTI, espalhados pelos hospitais de Campo Grande e outros 60 novos leitos clínicos.”
O trabalho nos órgãos públicos continua normalmente, mas férias e cursos de servidores da saúde serão suspensos para reforçar as ações de combate. “Eu vou continuar minha rotina normalmente, mas vou evitar locais com aglomeração”, avisou o prefeito.