Foi assinado nesta quinta-feira (20), durante cerimônia, a cedência por mais 20 anos do prédio em que funciona o Moinho Cultural, uma propriedade da J Macedo. Participaram da cerimônia a Diretora Executiva do Moinho, Márcia Rolon, e o Diretor Executivo da J.Macedo, Luiz Eduardo Barbosa de Moraes.
Luiz Eduardo parabenizou o trabalho executado pelo Instituto. “Nosso desejo é que nos próximos 20 anos vocês continuem com essa energia, com essa vontade, com esse brilho nos olhos, para o projeto crescer cada vez mais e seja reconhecido não só no âmbito do Brasil, mas também fora do nosso país. Parabéns a todos vocês, estamos muito felizes com esse projeto que em 2025 completa 21 anos de história dentro deste prédio”, disse ele.
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣

Márcia Rolon agradeceu a confiança depositada no trabalho do Moinho Cultural.
“Temos um carinho muito grande por esse local. Aqui vimos milhares de crianças e jovens realizarem seus sonhos, trilharem caminhos de sucesso e transformação. Cada sala desse prédio conta uma história e graças ao apoio da J. Macedo podemos seguir trabalhando em prol da nossa missão enquanto instituição”, afirmou.
Sobre o prédio
O prédio do Moinho Cultural é o mais colorido da Cidade Branca e, também, um dos mais antigos do município, construído entre 1946 e 1950, período que Corumbá foi o maior centro econômico do então Mato Grosso.
Localizado nas margens do rio Paraguai, o local foi, inicialmente, uma fábrica de farinha de trigo, que funcionou por 21 anos. Entre os anos de 1990 e 1993 o prédio foi cedido para ser sede da Polícia Militar Ambiental, onde se instalou um centro de educação ambiental na época.
Após este período, o prédio de 15 mil metros quadrados ficou novamente fechado. Só em 2004, com a implantação do Programa Monumenta (Programa de recuperação sustentável do patrimônio histórico urbano brasileiro) e a partir da captação de recursos para a revitalização do prédio, foi possível tornar o sonho de tornar o espaço a sede do Moinho Cultural.
Em 18 de dezembro de 2004, o Moinho Cultural teve sua aula inaugural e em fevereiro de 2005 iniciaram as atividades, que só foi possível a partir do aval, naquela oportunidade, da proprietária do prédio, a J. Macedo.
Atualmente o prédio está na área de entorno do Tombamento do Conjunto histórico, Arquitetônico e Paisagístico de Corumbá.