Vereador defende mamografia no SUS a partir dos 40 anos

mamografia no sus
  • Autor do post:
  • Post publicado:31 de janeiro de 2025

O vereador e médico mastologista Dr. Victor Rocha defende a redução da idade mínima para a realização de mamografia no SUS, passando de 50 para 40 anos. O parlamentar baseia sua proposta nos dados do Projeto Casa Rosa, que já realizou cerca de 9 mil atendimentos e diagnosticou 174 casos de câncer de mama, sendo 40% em mulheres com até 40 anos.

Atualmente, a Lei nº 14.335/2022 permite a mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos apenas para mulheres com fatores de risco.

🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣

Para a população em geral, o exame só é coberto a partir dos 50 anos. No entanto, dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) apontam que 40% dos casos de câncer de mama ocorrem antes dos 50 anos e que 22% das mortes acontecem nessa faixa etária.

Dr. Victor Rocha destaca que a detecção precoce pode garantir até 95% de chances de cura e reduzir a necessidade de tratamentos mais agressivos. Ele reforça que a ampliação do rastreamento mamográfico não deve ser tratada como custo, mas como um investimento na saúde pública.

As evidências científicas mostram que a mamografia entre mulheres entre 40 e 49 anos também reduz a mortalidade pelo câncer de mama. Muitas mulheres jovens estão adoecendo e morrendo porque não têm acesso ao exame no momento certo. Precisamos mudar essa realidade e garantir que a mamografia seja um direito de todas a partir dos 40 anos, anual pelo SUS”, afirmou o vereador.