Pesquisa Ranking aponta Paulo Duarte na preferência do eleitorado para eleições 2020 em Corumbá

Você está visualizando atualmente Pesquisa Ranking aponta Paulo Duarte na preferência do eleitorado para eleições 2020 em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de março de 2020

Corumbá (MS)- Uma semana após o MDB anunciar o nome do ex-prefeito de Corumbá, Paulo Duarte como representante do partido nas eleições municipais de 2020, uma pesquisa do Instituto Ranking, divulgada nesta terça-feira (3), coloca o ex-prefeito na liderança das intenções de voto com 39,25% na pesquisa estimulada, ou seja, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos às eleições.

Ainda conforme o Instituto, a pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de fevereiro com 400 entrevistados. O intervalo de confiança de 95% e margem de erro estimada em 4,85%.

O atual prefeito e pré-candidato a reeleição, Marcelo Iunes, representante do PSDB, aparece na segunda colocação com 35,5% da intenção dos votos. Em terceiro, surge o pré-candidato Elano, com 15,5% das intenções de voto. Um percentual de 9,75% dos consultados não souberam ou não responderam à questão.

Outro cenário

Ainda conforme a publicação registrada na Justiça Eleitoral, em um novo cenário apresentado aos eleitores, desta vez com a inclusão de mais dois supostos pré-candidatos – a deputada federal Beatriz Cavassa (PSDB) e o Deputado Estadual Evander Vendramini (Progressistas), o resultado aponta um empate técnico entre Iunes e Duarte.

Foram identificados 27,25% de intenções de voto para o atual mandatário e 26,75 para o ex-prefeito. Bia Cavassa recebeu 16,5% das opções dos eleitores indagados, Elano 7,75% e Evander 4,5%. Neste cenário o número dos que não sabem ou não responderam foi maior: 17,25%.

falta pano
Fontes políticas indicam divisão dentro do PSDB onde Iunes e Bia Cavassa poderiam não caminhar mais de mãos dadas nas eleições municipais de 2020

Rejeição

Quando perguntados sobre qual nome não escolheriam de jeito nenhum, 21% dos pesquisados citaram o atual prefeito, que lidera esse item. Paulo Duarte vem depois, com 10,5% das citações, seguido de Bia Cavassa, com 9%, e Evander Vendramini, com 7,75%.

O número dos que não souberam ou não responderam é alto, de 44%.

Avaliação

O instituto Ranking também quis saber como está a avaliação da administração de Marcelo Iunes, que assumiu o cargo em 2017, depois da morte de Ruiter Cunha de Oliveira. Conforme os números levantados, o maior percentual entre os eleitores ouvidos, de 37,50%, considera a administração apenas regular.

Para 26%, a administração de Iunes é “ótima ou boa”. Um percentual próximo disso, de 24,75%, porém, considera que o governo de Iunes está entre “ruim e péssimo”. A quantidade dos eleitores que não souberam ou não responderam à indagação representa 11,75% do total.

marcelo-iunes
37,50% dos entrevistados consideram a administração de Marcelo Iunes apenas regular / Arquivo Folha MS

O levantamento foi feito entre os dias 27 e 29 de fevereiro e está registrado na Justiça Eleitoral com o número MS-06713/2020.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular