Comunidade denuncia contaminação de água por lama após serviço de mineradora em Antônio Maria Coelho

Água avermelhada, carregada de lama e material identificado pelos moradores como minério chegou às torneiras e caixas d’água da comunidade tradicional Antônio Maria Coelho, na zona rural de Corumbá, na quinta-feira (29). As famílias relacionam a ocorrência a uma intervenção realizada pela LHG Mining durante a semana em uma estrutura de contenção mantida pela própria mineradora para impedir que a água das estradas alcance as nascentes.

Segundo os moradores, o serviço alterou o caminho da drenagem e permitiu que a água acumulada na estrada fosse direcionada ao córrego utilizado na captação para abastecimento das casas. Um dos entrevistados relatou que a equipe abriu uma passagem de escoamento na estrutura, deixando a água seguir em direção ao curso d’água. A contenção, conforme a explicação apresentada pela comunidade, deveria impedir justamente esse tipo de passagem.

Moradores relatam que intervenção de Mineradora teria rompido proteção que impedia escoamento de minério para nascente / Foto: Weber Reis

Procurada sobre a ocorrência, a LHG reconheceu que a comunidade sofreu impacto devido ao escoamento de água das estradas, mas atribuiu o episódio às chuvas. Em nota, a empresa declarou que “Em razão das fortes chuvas na região, a LHG Mining está ajudando a comunidade de Antônio Maria Coelho, que sofreu impacto devido ao escoamento de água das estradas. A empresa está dando todo o suporte necessário aos moradores e a situação será resolvida com brevidade”.

A manifestação não esclarece qual serviço foi executado na contenção, por que a água conseguiu alcançar a nascente nem quais mudanças foram feitas na drenagem.

Famílias retiram água dos reservatórios

Fotografias e vídeos feitos pelos moradores mostram a água vermelho-alaranjada em um canal de pedras próximo a uma área represada e dentro de reservatórios domésticos. Em outros registros, a água aparece saindo das torneiras com a mesma coloração, enquanto famílias retiram o material acumulado nas caixas.

Água contaminada com minério invadiu cisternas de moradores

Um dos moradores relatou à reportagem do Folha MS que procurou a portaria da mineradora depois de não encontrar funcionários no local onde o serviço havia sido realizado. Segundo ele, a comunidade pediu que alguém fosse enviado para resolver o problema, mas a limpeza dos reservatórios não foi concluída naquele momento. Diante da necessidade de recuperar o abastecimento, os próprios moradores começaram a retirar a água e limpar as estruturas.

“Ninguém tem água aqui pra tomar hoje. Mesmo que não é tratada, mas é água que nós consumimos, né? E essa água aí não tinha condições”, relatou. Ele também mencionou prejuízos com a limpeza das caixas e a impossibilidade de utilizar a água em atividades domésticas e na produção de hortaliças.

A comunidade depende de uma nascente conduzida por tubulações até as residências e não conta com rede pública de abastecimento. Quando a água chegou avermelhada às casas, as famílias ficaram sem uma fonte alternativa imediata para beber, preparar alimentos e realizar a higiene.

Fonte que abastece comunidade jorrando água contaminada por minério

Um requerimento foi encaminhado à Prefeitura de Corumbá onde cobra fornecimento emergencial de água potável e análise da nascente e dos pontos de consumo. Os moradores também pedem providências para que a drenagem das estradas não volte a levar material para a fonte que abastece a comunidade.

PUBLICIDADE

Veja também