Lula alerta para risco de especulação imobiliária em Itaparica com a ponte

news 189606 1782959162

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira, em Vera Cruz, na Bahia, da cerimônia que oficializou o começo das obras da ponte Salvador-Itaparica e chamou atenção para a necessidade de proteger a ilha de impactos urbanos.

O presidente ressaltou a importância de preservar o modo de vida local e apontou para o risco de transformações nocivas à comunidade. “Inegavelmente, a Bahia precisava de outro escoamento da riqueza produzida pela Bahia, e se optou por fazer essa ponte e fazer uma estrada”

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também colocou ênfase na proteção dos moradores e na gestão do crescimento, lembrando que a obra já passa a ganhar visibilidade pública. “A partir de hoje, nós damos visibilidade à obra. [Mas] é preciso que a gente tome cuidado com a população da ilha, que a gente não deixe uma ocupação desenfreada, como forma até agressiva, às vezes, do setor imobiliário”

Características do projeto e parceiros

O empreendimento integra o Novo PAC e tem custo estimado em R$ 11,6 bilhões, recursos distribuídos entre o governo federal, o governo do estado e o consórcio empresarial responsável pela obra. Trata-se de uma parceria público-privada que envolve empresas estatais chinesas, entre elas China Communications Construction Company CCCC, China Civil Engineering Construction Corporation CCECC e China Railway 20th Bureau Group CRCC.

O traçado da ponte terá 12,4 quilômetros sobre o mar, com um vão central de cerca de 400 metros e altura livre aproximada de 85 metros, dimensão que permitirá a passagem de grandes embarcações pela Baía de Todos-os-Santos. A extensão sobre a lâmina dágua tornará o conjunto o maior da América Latina nesse critério, superando outras travessias marítimas regionais.

Impactos previstos e prazos

O projeto inclui acessos em Salvador e em Vera Cruz, a construção de uma rodovia expressa que contornará a área urbana da ilha e a duplicação de trechos viários na região, com a intenção de integrar a ilha ao restante do estado por via terrestre.

De acordo com o consórcio responsável pela obra, a expectativa é que o fluxo alcance cerca de 28 mil veículos por dia já no início da operação, e que mais de sete mil empregos sejam gerados durante a fase de construção. A previsão de conclusão da obra é 2031.

Além do impacto sobre a mobilidade, a ponte deverá reduzir em mais de 200 km a distância para o transporte de cargas entre Salvador e o interior do estado, beneficiando cerca de 245 municípios e criando um novo corredor logístico rodoviário para o oeste da Bahia.

Em Salvador, o acesso à ponte será na região de Água de Meninos, enquanto na Ilha de Itaparica a cabeceira ficará na região da Gameleira, conforme informações divulgadas pelos responsáveis pelo consórcio e pelo governo estadual.

A cerimônia em Vera Cruz marcou o início formal das obras e trouxe à tona, no mesmo evento, alertas sobre a necessidade de políticas e ações de proteção social e territorial para evitar que a transformação na infraestrutura gere processos acelerados de especulação imobiliária na ilha.

PUBLICIDADE


andorinha

Veja também