Indústria de etanol de milho avança em Jaraguari com investimento de R$ 300 milhões

news 176401 1775044862

A instalação da Usina de Etanol de Amido Pioneiras em Jaraguari foi oficialmente viabilizada com a entrega da Licença de Instalação na segunda-feira, 30, ao empresário Egnomar Freitas Tiago.

O empreendimento envolve investimento estimado em R$ 300 milhões e terá capacidade para processar diariamente 500 toneladas de milho ou sorgo, com produção anual projetada em até 200 mil metros cúbicos de etanol.

A expectativa é que a nova planta industrial gere empregos, fortaleça a infraestrutura local e atraia novos negócios para Jaraguari, ampliando a base industrial do município.

Autoridades estaduais presentes ao ato destacaram que o ambiente favorável a investimentos e a agilidade observada nos processos de licenciamento ambiental foram determinantes para a concretização do projeto.

O prefeito de Jaraguari, Cláudio Ferreira da Silva, agradeceu o empenho do secretário Jaime Verruck na atração do investimento e à agilidade do Imasul na análise e liberação da licença ambiental, e manifestou confiança no desenvolvimento do município a partir desse empreendimento.

O secretário Jaime Verruck afirmou que levará ao governador Eduardo Riedel a reivindicação do município e deu as boas-vindas ao empresário Egnomar Tiago, expressando sua confiança no sucesso do empreendimento.

O projeto se insere em um contexto estadual de expansão do setor de biocombustíveis em Mato Grosso do Sul, que já conta com três usinas de etanol de milho em operação nas cidades de Sidrolândia, Dourados e Maracaju.

A instalação da usina em Jaraguari deve agregar valor à produção agrícola regional, contribuindo para diversificação econômica e para o fortalecimento da competitividade do estado no mercado de energias renováveis.

O município já desenvolve iniciativas voltadas à industrialização, incluindo a estruturação de um polo industrial e projetos de melhoria logística, entre eles a pavimentação de acesso, que apoiam a chegada da nova unidade industrial.

Com a iniciativa, autoridades e produtores esperam consolidar Jaraguari como um polo regional na cadeia de biocombustíveis e ampliar as oportunidades de integração entre a produção agrícola e a indústria de etanol.

PUBLICIDADE


andorinha

Veja também