Corumbá amplia público e recebe mais doses para vacinação contra Influenza

news 175171 1774537344 scaled
PUBLICIDADE



A chegada de mais doses possibilita ampliar o público-alvo do Dia D de vacinação contra Influenza em Corumbá marcado para este sábado, segundo a gestão municipal de Saúde, que recebeu o reforço encaminhado pelo Estado.

A secretária municipal de Saúde, Tatiana Mattos, explicou o alcance proporcionado pela remessa extra e situou a ação no contexto local, lembrando a importância de ampliar a proteção em uma cidade com intenso trânsito de pessoas e na fronteira.

“Conseguimos, junto ao Estado, mais doses, o que nos permite ampliar o público-alvo da vacinação neste sábado, Dia D. Isso é muito importante para nós, especialmente por sermos um município de fronteira, com grande fluxo de pessoas”

O Boletim Epidemiológico de Influenza registra 885 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave hospitalizados em Mato Grosso do Sul, dos quais 71 foram confirmados para influenza, sendo 17 desses casos em Corumbá.

A secretária também ressaltou o objetivo de reduzir riscos no período de temperaturas mais baixas e reforçar a necessidade de proteção preventiva entre os grupos priorizados.

“É fundamental que as pessoas se vacinem o quanto antes, para estarem protegidas durante os meses mais frios, quando há aumento na circulação dos vírus respiratórios”

A vacina contra a gripe oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde é do tipo trivalente e protege contra as três cepas do vírus com maior circulação no país, sendo duas do tipo A e uma do tipo B.

Com a ampliação do quantitativo, poderão ser vacinados crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente e portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, povos indígenas e quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuários, funcionários dos Correios, servidores do sistema prisional, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Os pontos de atendimento para o Dia D incluem o Poliesportivo Lucílio de Medeiros na Rua Porto Carreiro 1000 em sistema drive-thru com funcionamento das 8h às 13h, o vacimóvel no Centro de Saúde da Ladeira Dr. Moyses dos Reis Amaral localizado no Centro com horário das 8h às 16h e a ESF Simone Flores na Rua José de Barros Maciel s n no bairro Guatós com atendimento das 8h às 13h.

A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas que fazem parte dos grupos ampliados compareçam aos locais com cartão do SUS, documento pessoal, caderneta de vacinação e comprovação de pertencimento ao grupo definido.

A iniciativa integra as ações municipais de prevenção contra a gripe para aumentar a cobertura vacinal antes do período de maior circulação dos vírus respiratórios.

PUBLICIDADE


andorinha

Veja também