Embraer anuncia linha de montagem do E175 na Índia em acordo com Adani

news 166703 1771706785

Em Nova Delhi, neste sábado 21, a Embraer e a Adani Defense & Aerospace assinaram um acordo para estabelecer na Índia a linha de montagem final do jato regional E175, no escopo do programa de Aeronaves de Transporte Regional RTA.

O memorando ampliado consolida um compromisso inicial firmado no mês passado e tem por objetivo estruturar a produção do E175 no país, conforme divulgado pela Embraer.

O ato de assinatura ocorreu em cerimônia oficial na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Comércio e Indústria da Índia, Piyush Goyal, e, de acordo com a Embraer e a Adani, a parceria reforça as relações estratégicas entre os dois países.

Em nota, a Embraer destacou os pontos de avanço previstos na cooperação e enumerou áreas de atuação antes de detalhar o alcance do memorando. “As duas empresas já trabalham em conjunto para avançar em todos os aspectos do memorando de entendimento, incluindo oportunidades na fabricação de aeronaves, cadeia de suprimentos, serviços pós-venda, treinamento de pilotos e obtenção de encomendas que sustentem a proposta da linha de montagem final”

A companhia brasileira também apontou a atratividade do mercado indiano para o segmento em que atua, com projeção de demanda por ao menos 500 aeronaves na faixa de 80 a 146 assentos nos próximos 20 anos, número que explica a estratégia de produzir localmente.

Sobre o papel do E175 na malha doméstica, a Embraer ressaltou que o modelo se ajusta bem a cidades de pequeno e médio porte e pode viabilizar novas ligações entre centros regionais, ampliando a conectividade, “acelerando a expansão da aviação regional”

A parceria com a Adani, apontada como a maior empresa privada dos setores de defesa e aeroespacial da Índia, consolida a presença da Embraer no país. Conforme informações oficiais, atualmente operam na Índia 50 aeronaves da Embraer entre 11 modelos voltados para aviação comercial, defesa e aviação executiva.

De acordo com a Embraer, o memorando ampliado foi firmado no âmbito do programa RTA indiano e a cooperação deve avançar também em ofertas de serviços pós-venda e na busca por encomendas que sustentem a linha de montagem proposta.

PUBLICIDADE


andorinha

Veja também