Campanha Caixa Encantada supera recordes e leva a magia do Natal a Dourados
A campanha solidária “Caixa Encantada – doe um brinquedo, compartilhe magia!” concluiu suas entregas presenciais no último sábado (20) em Dourados. Organizada pela Secretaria de Estado de Administração (SAD), a iniciativa, que visa presentear crianças em situação de vulnerabilidade, realizou o evento final no auditório da Prefeitura, reunindo beneficiados de onze instituições cadastradas no município.
A solenidade em Dourados, que coincidiu com o aniversário de 90 anos da cidade, contou com a presença da primeira-dama do Estado e madrinha da campanha, Mônica Riedel. Antes de chegar ao município, a caravana de entregas já havia percorrido Três Lagoas e Dois Irmãos do Buriti, além da capital Campo Grande.
O objetivo de compartilhar a magia do Natal foi alcançado, conforme demonstrado pelo relato de uma das crianças contempladas. Lara, uma menina indígena da etnia Terena, expressou sua satisfação ao receber seu presente. “Eu fiquei muito feliz com o presente que o Papai Noel me deu”. Além da distribuição de brinquedos, o evento contou com apresentações culturais, incluindo o grupo de violão do projeto Ação Social Familiar Cristã e o projeto Ginas Louquinhos, ambos de Dourados.
Mônica Riedel destacou o poder da união e da solidariedade na transformação de vidas, celebrando o crescimento da campanha neste ano. “Eu fico muito feliz em estar aqui em Dourados, após ter passado por outras cidade do nosso Estado espalhando a magia do Natal, por meio dessa campanha linda dos servidores estaduais. Neste ano, nós conseguimos levar a Caixa Encantada para mais cidades, arrecadamos quase o dobro de brinquedos do que no ano passado e isso tudo só foi possível graças à união de tanta gente, servidores, gestores, das instituições parceiras e de toda a sociedade sul-mato-grossense”.
A primeira-dama também reforçou a mensagem de inclusão que a entrega dos presentes representa, especialmente na véspera do Natal. “Eu gosto de reforçar que entregar um brinquedo para uma criança que talvez não teria outra chance de ganhar no Natal é algo material que simboliza sonho e, principalmente, pode mudar uma vida. Porque mostra para aquela criança que ela é vista, que faz parte da sociedade, quando muitas vezes ela está à margem em tantos momentos. Então, essa campanha carrega um sentimento de inclusão e de estarmos juntos. Eu desejo que neste Natal, a inspiração da mensagem de amor e solidariedade seja o principal presente na vida de todas as crianças, de todos os sul-mato-grossenses”.
Dez anos de solidariedade e compromisso com o social
O secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, que participou das entregas no distrito de Palmeiras e na aldeia Água Azul, em Dois Irmãos do Buriti, ressaltou o significado da campanha para o funcionalismo público. “Essa campanha começou pequena há dez anos. Hoje nós chegamos a 54 municípios, distribuindo mais de 120 mil brinquedos. Isso mostra a imensa força e importância dos servidores públicos com trabalho e comprometimento com a população sul-mato-grossense, que impacta e transforma vidas todos os dias. Essa campanha não é uma política pública, mas esse espírito solidário e coletivo é a força que move o nosso Estado e reflete nossos resultados em todas as áreas”.
A campanha, que completou dez anos em 2025, superou os recordes de arrecadação. Iniciada em 1º de outubro e com os recebimentos encerrados em 19 de novembro, a Caixa Encantada coletou mais de 127 mil brinquedos em todo o Mato Grosso do Sul. Os presentes foram destinados a 517 entidades inscritas, localizadas em 54 municípios, dependendo do engajamento de diversos órgãos públicos, instituições privadas e servidores.
Em Dourados, o Lar Ebenezer, que atua há 37 anos no acolhimento de crianças e adolescentes, foi uma das entidades beneficiadas. A coordenadora Kelly Moreno Rodrigues explicou o impacto positivo da campanha na vida dos acolhidos. “A Caixa Encantada para nós é de grande importância, pois é uma forma de trazer alegria para as crianças que estão institucionalizadas. Muitas delas não têm o convívio familiar, então essa época do ano pode ser bastante triste. Receber um brinquedo e resgatar a magia do Natal é uma forma de trazer um pouco de alegria nessa data”.

