Operação em terra indígena no Pará registra assassinato de vaqueiro contratado pelo Ibama

news 153331 1765893948

Um vaqueiro contratado pelo Ibama foi assassinado na tarde de segunda-feira (15) na Terra Indígena Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

O ataque ocorreu em uma tocaia enquanto ele e outros vaqueiros conduziam cerca de 350 cabeças de gado por um ramal estreito na mata até um curral, ponto de onde o gado estava sendo retirado da área considerada invadida.

O vaqueiro foi atingido por um tiro na altura do pescoço e não resistiu aos ferimentos, segundo relatos sobre o episódio. A emboscada aconteceu no curso da ação de retirada dos invasores determinada pelo Supremo Tribunal Federal.

A operação de desintrusão envolvia equipes de órgãos federais e estaduais no local e seguia a decisão judicial de remoção dos ocupantes da terra indígena, conforme as medidas em curso.

De acordo com informações oficiais, doze policiais militares e quatro policiais civis estão no local enquanto a Polícia Federal já enviou vários agentes para a terra indígena para reforçar a atuação e investigar o caso.

As autoridades responsáveis pela operação seguem apurando as circunstâncias do ataque e a identidade completa da vítima, bem como as possíveis responsabilidades pelo homicídio.

PUBLICIDADE


andorinha

Veja também