Fim de semana em Mato Grosso do Sul terá calor extremo e risco de tempestades
Termômetros podem chegar a 40ºC e instabilidades devem atingir diferentes regiões do estado
Mato Grosso do Sul se prepara para encerrar novembro sob temperaturas elevadas e aumento das instabilidades atmosféricas. O calor extremo deve predominar entre sexta e domingo, com máximas próximas de 40ºC em áreas do Pantanal e do Leste.
A combinação de baixa umidade, que varia de 15% a 35%, e a perda de força do sistema de alta pressão favorece pancadas de chuva e tempestades isoladas. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há risco de rajadas de vento acima de 60 km/h acompanhadas de raios.
O cenário exige atenção da população, já que as instabilidades tendem a se intensificar ao longo do fim de semana. Conforme informação divulgada pelo Cemtec, os ventos devem soprar entre os quadrantes leste e norte, com intensidade de 40 a 60 km/h.
Campo Grande
Na capital, as mínimas ficam entre 23ºC e 25ºC e as máximas chegam a 34ºC e 35ºC. O tempo será de sol com variação de nebulosidade, mas há possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde e noite.
Sul e Cone Sul
As regiões Sul, Cone Sul e Grande Dourados terão mínimas de 20ºC a 23ºC e máximas de 33ºC a 39ºC. Os maiores registros de calor devem ocorrer no Cone Sul, onde a sensação térmica será ainda mais elevada.
Pantanal e Sudoeste
No Pantanal e no Sudoeste, as manhãs começam com 24ºC a 27ºC e as tardes atingem de 35ºC a 38ºC. Cidades como Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho devem registrar os maiores picos de temperatura.
Norte, Bolsão e Leste
O norte terá mínimas de 21ºC a 23ºC e máximas de 35ºC a 37ºC. Já no Bolsão e no Leste, os termômetros oscilam entre 19ºC e 24ºC pela manhã e alcançam de 36ºC a 40ºC à tarde, com destaque para Três Lagoas.
