Corumbá realiza ação educativa para prevenir conflitos entre população com onças-pintadas

news 148616 1764180101 scaled e1764181575947

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, realiza nesta sexta-feira a ação “Entre Pegadas” no Ecoparque Cacimba da Saúde com o objetivo de prevenir conflitos entre moradores e onças-pintadas e de fortalecer o conhecimento da população sobre a fauna pantaneira.

A iniciativa reúne diversos parceiros, entre eles o Instituto Homem Pantaneiro, o Ibama/PrevFogo, a Polícia Militar Ambiental (PMA), o Comando do 6º Distrito Naval e a COMAP, além da EMEI Escola Municipal Tilma Fernandes e da Escola Municipal CAIC.

Como etapa do Programa de Educação Ambiental – Coexistência entre Humanos e Grandes Felinos na Área Urbana de Corumbá, a ação busca promover práticas seguras diante da presença de grandes felinos na área urbana e ampliar a participação comunitária.

Durante toda a programação, alunos da Tilma Fernandes e do CAIC, além de moradores do entorno, participarão de uma feira educativa com atividades interativas e orientações técnicas.

Haverá intervenção artística realizada por mulheres da COMAP, que pintarão uma parede especialmente preparada para que crianças e comunidade possam participar da construção coletiva da obra.

A Fundação de Cultura fará uma intervenção teatral temática que traz uma abordagem lúdica para reforçar a mensagem de proteção e respeito aos animais silvestres.

A Polícia Militar Ambiental realizará ação de Educação ambiental e exposição de animais taxidermizados.

O evento recebe apoio da iniciativa privada: a Votorantim Cimentos e a Santana Tintas contribuíram com o fornecimento de materiais para a realização das atividades educativas e artísticas.

Ao promover conhecimento, participação comunitária e integração entre instituições, a ação “Entre Pegadas” reafirma o compromisso da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e parceiros com a preservação da fauna, a valorização do Pantanal e a construção de uma cidade preparada para conviver de forma harmoniosa com sua rica biodiversidade.