Chuva em Campo Grande teve 93 mm e Defesa Civil alerta ventos de até 100 km/h

chuva em campo grande registrou 93mm
  • Autor do post:

A chuva em Campo Grande acumulou cerca de 93 milímetros nas últimas 12 horas, conforme dados do Inmet. As previsões indicam que a manhã desta quinta-feira (13), seguirá com chuva, acompanhada de descargas elétricas e possibilidade de queda de granizo em pontos isolados.

Outras estações da Capital também registraram volumes expressivos, com 78,2 mm na unidade da UPA Aparecida Gonçalves e 63,6 mm na estação do bairro Santo Amaro, o que demonstra que a precipitação alcançou grande parte do município.

O monitoramento por satélite do Zoom Earth apontou ventos de até 15 km h durante o período de observação.

A Defesa Civil emitiu alerta para chuvas intensas com volumes entre 60 e 100 milímetros por hora, acompanhadas de ventos de 60 a 100 km h, e listou riscos de corte no fornecimento de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

De acordo com o Cemtec, as condições atmosféricas estão favoráveis à formação de tempestades que podem vir com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Modelos meteorológicos indicam acumulados de 30 a 40 mm em 24 horas, com possibilidade de valores localmente superiores, associados ao transporte de calor e umidade, à atuação de áreas de baixa pressão e à passagem de cavados.

O centro de monitoramento também destaca que a presença de uma frente fria oceânica contribui para a intensificação das instabilidades sobre Mato Grosso do Sul, e que esse cenário deve se manter até sábado 15, mantendo o risco de temporais em várias regiões do Estado.

O temporal da noite de quarta (12), causou diversos transtornos na Capital. Carros foram arrastados na Rua Chaadi Scaff com a Joaquim Murtinho, no Centro. A força da água também arrancou a grade da Praça Itanhangá.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram ainda um motociclista sendo resgatado por dois homens na rotatória da Avenida Ernesto Geisel com a Euler de Azevedo, e o transbordamento do Córrego Segredo no cruzamento da Avenida Ernesto Geisel com a Rua João Rosa Pires.

Houve alagamento na Avenida Marajoara nas proximidades do condomínio Rui Pimentel, no bairro Paulo Coelho Machado, e registros de água invadindo barracos na Comunidade Esperança. Também foram relatados pontos de alagamento na Avenida Euclides da Cunha.

Em todas as ocorrências relatadas até o momento não há informação de feridos.

👉📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram