A Polícia Federal em Corumbá passou a ter novo comando nesta sexta-feira (31). O delegado Alexsandro Pereira de Carvalho assumiu a chefia da unidade em cerimônia realizada no Sindicato Rural, que contou com a presença do superintendente regional da PF em Mato Grosso do Sul, Carlos Henrique Dotta D’Ângelo, do prefeito Gabriel de Oliveira e de diversas autoridades civis e militares.
No discurso de posse, Alexsandro afirmou que a delegacia manterá foco no combate ao tráfico de drogas e armas e ampliará operações contra o tráfico de pessoas, contrabando de imigrantes e crimes ambientais. Ele ressaltou que o Pantanal exige atenção especial diante das pressões sobre a fauna e a flora.
“É uma área de fronteira com diversos desafios, mas também muitas possibilidades. Temos certeza de que faremos um grande trabalho em prol da comunidade corumbaense. Vamos manter o foco no combate ao tráfico de drogas e armas, e intensificar as ações contra o tráfico de pessoas, contrabando de imigrantes e crimes ambientais. O Pantanal merece atenção especial, principalmente no combate a quem financia ou prática ações que colocam em risco a flora e a fauna pantaneira”, afirmou Alexsandro.
Com seis anos de experiência na instituição, o delegado já atuou em Três Lagoas, Ponta Porã e Campo Grande, onde integrou a Delegacia de Combate à Corrupção. Ele ressaltou que assumir a unidade em Corumbá representa um novo desafio.
“Sabemos da importância dessa fronteira e dos desafios trazidos pelo tráfico de drogas. A Bolívia, infelizmente, é uma das principais fornecedoras de entorpecentes para o Sudeste do país. Temos investigações em andamento e, como novidade, a implementação da Base Quadrante, que permitirá intensificar o monitoramento da região. Essa base surgiu após nossas ações de combate a incêndios e mapeamento de áreas do Pantanal utilizadas para crimes ambientais e tráfico”, destacou.
Durante a cerimônia, o superintendente regional, Carlos Henrique Dotta D’Ângelo, reforçou a relevância da unidade.
Prestigiando também a posse, o superintendente regional da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Carlos Henrique Dotta D’Ângelo, destacou que, mesmo atendendo apenas dois municípios, a delegacia de Corumbá está entre as mais relevantes do país pela localização estratégica e pela extensão da fronteira com a Bolívia.

“Corumbá tem uma das delegacias mais importantes do Brasil, pela sua localização estratégica e pela extensa fronteira com a Bolívia. Esse é um desafio de grande responsabilidade, mas temos certeza de que o novo chefe conduzirá os trabalhos com excelência”, disse.
Ele também anunciou a meta de construir a nova sede da PF em Corumbá, prevista para a região entre os bairros Universitário e Maria Leite. O investimento está estimado entre R$ 28 e R$ 30 milhões.
“Além do desafio operacional, o novo chefe também terá o compromisso de articular, junto às autoridades, a viabilização da nova sede. Já temos o terreno, o projeto e as autorizações; agora precisamos garantir os recursos para o início das obras”, afirmou D’Ângelo, lembrando que o prefeito já iniciou tratativas com o governo estadual.
Representante do município, O prefeito Gabriel de Oliveira reafirmou o apoio do poder público municipal à nova gestão e disse que a cidade precisa da nova estrutura para fortalecer o enfrentamento à criminalidade.
“Desejo sucesso ao novo delegado e reafirmo nosso compromisso em colaborar para que a nova sede da Polícia Federal se torne realidade. A cidade precisa dessa estrutura para fortalecer o combate à criminalidade”, declarou.

