Drone flagra queima de lixo em terreno baldio de Corumbá

Drone da Defesa Civil flagra queima de lixo em terreno baldio de Corumbá. Homem foi identificado e autuado pela Polícia Militar Ambiental.
  • Autor do post:
  • Post publicado:29 de outubro de 2025

Uma queima de lixo em terreno baldio foi flagrada por drone da Defesa Civil Municipal na Vila Guarani, em Corumbá. O infrator, um homem não identificado, foi autuado pela Polícia Militar Ambiental na manhã desta terça-feira após as imagens de alta resolução comprovarem a prática ilegal.

As imagens captadas pela Sala de Situação da Defesa Civil só foram divulgadas às 22h40, após a localização e identificação do responsável. A Vila Guarani já registrou outros casos de incêndios em terrenos baldios que exigiram ação rápida do Corpo de Bombeiros para evitar que as chamas se espalhassem e colocassem residências em risco.

O superintendente municipal de Proteção e Defesa Civil, capitão bombeiro Silvanei Barbosa Coelho, alertou sobre os perigos dessa prática comum nos bairros da cidade.

“Embora ainda seja um costume, não é a solução e precisa ser eliminada do nosso cotidiano”, afirmou em nota. “É criminosa, anti-higiênica, precisamos fortalecer a cultura do descarte correto”, completou, destacando os impactos negativos do fogo para o meio ambiente e os efeitos danosos da fumaça para a saúde pública.

Riscos permanentes

Segundo o superintendente, a queima de lixo representa risco o ano todo. Na estiagem, pode espalhar incêndios para áreas próximas a residências e vegetação. No período chuvoso, os resíduos descartados irregularmente entopem o sistema de drenagem, causando alagamentos.

“Em muitos casos, quem mais perde é o próprio morador que descarta irregularmente; ele, sua família e vizinhos”, explicou.

A Sala de Situação da Defesa Civil, implantada em 14 de outubro, mantém monitoramento contínuo com drones e câmeras de última geração. O equipamento possui alto poder de zoom e capacidade para cobrir todo o perímetro urbano e fiscalizar áreas mais distantes, como o Pantanal. A atuação integrada com órgãos municipais e estaduais permite resposta rápida a incidentes ambientais.

👉📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram

babybeef queima de lixo