Mato Grosso do Sul, que acaba de conquistar o primeiro lugar em cobertura vacinal no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, inicia uma nova campanha. O estado realiza entre os dias 3 e 14 de novembro a Estratégia Aluno Imunizado 2025. A ação, parte do programa MS Vacina Mais, terá um Dia D de mobilização em 7 de novembro e ocorrerá simultaneamente em escolas públicas, privadas, creches e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todos os municípios.
O objetivo é ampliar ainda mais os índices de imunização, aproveitando o reconhecimento nacional recente. A campanha é um esforço integrado entre as secretarias de Saúde (SES) e de Educação (SED), a Coordenadoria Estadual de Imunização (CDI) e o Programa Saúde na Escola (PSE).
Durante esse período, as equipes de saúde municipais farão a verificação das cadernetas de vacinação, a emissão da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) e atividades de sensibilização sobre a importância de manter a imunização em dia.
O método adotado será o de vacinação seletiva, respeitando o calendário nacional. Para isso, avisos serão enviados aos pais ou responsáveis, que devem enviar a caderneta de vacinação da criança ou adolescente e autorizar a participação na campanha escolar.

Foco na busca ativa do HPV
Uma das prioridades desta edição da campanha será a busca ativa de adolescentes que ainda não receberam a vacina contra o HPV (papilomavírus humano), conforme previsto no calendário vacinal vigente.
Frederico Moraes, gerente de imunização da SES, reforça que a parceria entre saúde e educação é fundamental.
“A escola é um espaç o estratégico para promover a vacinação. É onde conseguimos alcançar crianças e adolescentes de forma direta, levando informação, proteção e cuidado. Nosso foco é garantir que todos estejam com as vacinas em dia e que o ambiente escolar seja também um ambiente de promoção da saúde”, destaca.
No primeiro semestre de 2025, a mesma estratégia já alcançou números expressivos. Foram aplicadas 122.837 doses em 460 escolas municipais e 175 escolas estaduais que receberam a ação.
“Mato Grosso do Sul tem demonstrado, com evidência e consistência, que investir em estratégias intersetoriais é o caminho para ampliar a cobertura vacinal e proteger nossas crianças e adolescentes. A Estratégia Aluno Imunizado é resultado de um planejamento robusto… Em 2025 já aplicamos mais de 122 mil doses e nossa meta é ampliar esse alcance, com foco especial no resgate de não vacinados contra o HPV… Estamos preparados… para garantir que cada estudante tenha sua caderneta atualizada e sua saúde protegida”, finaliza a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone.

