Prefeito exonera secretário preso pelo GAECO em Corumbá

Secretário de Corumbá preso na Operação Fake Cloud, que apura fraudes em contratos de Itaporã. Prefeito de Corumbá exonera secretário preso em Operação Fake Cloud pelo GAECO.
  • Autor do post:
  • Post publicado:23 de outubro de 2025

O prefeito de Corumbá publicou no Diário Oficial do Município a exoneração do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Nilson dos Santos Pedroso, preso nesta quinta-feira (23) durante a Operação Fake Cloud, deflagrada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).

Nilson Pedroso integrava a atual administração municipal como Secretário de Governo e Gestão Estratégica. Ele foi um dos três investigados detidos preventivamente pelo GAECO durante a operação que apura fraudes em contratações públicas relacionadas a serviços de armazenamento em nuvem.

decisao dio corumba secretário preso
Diário Oficial traz a informação da Exoneração do Secretário Preso nesta quinta-feira pelo GAECO

A Operação Fake Cloud, conduzida pelo Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc) com apoio da 1ª Promotoria de Justiça de Itaporã, cumpriu três mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, Corumbá e Itaporã. Os investigados são suspeitos de organização criminosa, fraude em licitação, corrupção ativa e passiva.

Segundo o MPMS, desde 2022 o grupo simulava contratações em Itaporã para serviços de backup em nuvem que não eram prestados. Empresários e servidores públicos negociavam previamente as condições das licitações, apresentando propostas fictícias e criando exigências técnicas que limitavam a concorrência, favorecendo uma empresa específica. O nome da operação, “Fake Cloud” (nuvem falsa), faz referência direta ao serviço irregular contratado.

Ainda conforme apurado pela reportagem do Folha MS, a adjunta Josileia Rigo Marques, é quem deve assumir o cargo.

👉📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram

babybeef secretário preso