O prefeito de Corumbá publicou no Diário Oficial do Município a exoneração do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Nilson dos Santos Pedroso, preso nesta quinta-feira (23) durante a Operação Fake Cloud, deflagrada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).
Nilson Pedroso integrava a atual administração municipal como Secretário de Governo e Gestão Estratégica. Ele foi um dos três investigados detidos preventivamente pelo GAECO durante a operação que apura fraudes em contratações públicas relacionadas a serviços de armazenamento em nuvem.

A Operação Fake Cloud, conduzida pelo Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc) com apoio da 1ª Promotoria de Justiça de Itaporã, cumpriu três mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, Corumbá e Itaporã. Os investigados são suspeitos de organização criminosa, fraude em licitação, corrupção ativa e passiva.
Segundo o MPMS, desde 2022 o grupo simulava contratações em Itaporã para serviços de backup em nuvem que não eram prestados. Empresários e servidores públicos negociavam previamente as condições das licitações, apresentando propostas fictícias e criando exigências técnicas que limitavam a concorrência, favorecendo uma empresa específica. O nome da operação, “Fake Cloud” (nuvem falsa), faz referência direta ao serviço irregular contratado.
Ainda conforme apurado pela reportagem do Folha MS, a adjunta Josileia Rigo Marques, é quem deve assumir o cargo.

