A tarifa de água cobrada pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) nos 68 municípios atendidos pela companhia passará por revisão em janeiro de 2026. O processo é realizado a cada três anos e pode alterar o valor das contas.
Antes da definição, a Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) abrirá uma consulta pública para receber contribuições da sociedade. O período de participação será de 3 a 17 de novembro, com envio de sugestões por e-mail (ouvidoria@agems.ms.gov.br), pelo site oficial da agência (www.agems.ms.gov.br) ou presencialmente na sede, em Campo Grande, na Avenida Afonso Pena, nº 3.026, das 7h30 às 17h, em dias úteis.
De acordo com o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, a revisão trienal é diferente do reajuste anual. Enquanto a atualização anual apenas corrige os valores pela inflação, a revisão geral considera todos os fatores que compõem a tarifa. Ele lembrou que, na última análise, houve redução de 3,03% no preço da água.
A previsão é que o novo valor entre em vigor em janeiro de 2026, mas a agência não descarta a possibilidade de antecipar parte da mudança, dependendo do resultado da consulta pública e dos estudos técnicos em andamento.
Reajuste anual já aplicado
Em julho deste ano, os consumidores já tiveram aumento nas contas: 5,53% em 67 municípios e 5,48% em Três Lagoas, onde o contrato possui data-base diferente. Os índices seguiram a variação acumulada do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).