A partir da próxima segunda-feira (20 de outubro), as escolas de Mato Grosso do Sul participam de um ciclo de avaliações em larga escala que se estenderá até novembro. O processo será dividido em duas etapas: o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), de abrangência nacional, e o Saems (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul), de caráter estadual.
O Saeb, coordenado pelo Inep/MEC, será aplicado entre 20 e 31 de outubro de 2025. Ele avaliará estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática, além de aplicar questionários contextuais a alunos, professores e diretores. Os resultados compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador que mede a qualidade da educação no país.
Já o Saems, organizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), ocorrerá entre 10 e 25 de novembro de 2025 e será aplicado exclusivamente na Rede Estadual de Ensino. Neste ano, serão avaliados os estudantes do 5º e 9º anos do Fundamental e das três séries do Ensino Médio, também em Língua Portuguesa (com produção de texto) e Matemática. A novidade é a inclusão de questionários contextuais para professores e alunos do 5º ano, ampliando a análise sobre fatores que influenciam a aprendizagem.
Importância das avaliações
O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, destacou a relevância da participação de toda a comunidade escolar:
“Contamos com a participação de todos, estudantes, professores, gestores e famílias, nesse momento tão importante para a nossa Educação. O Saeb e o Saems são ferramentas que nos ajudam a entender onde estamos e para onde precisamos ir. Vamos juntos mostrar o quanto estamos aprendendo e construir uma escola cada vez melhor para todos”.
Embora ocorram em períodos próximos, Saeb e Saems têm propostas distintas. O primeiro fornece um panorama nacional, enquanto o segundo foca na realidade regional. Ambos, no entanto, são estratégicos para planejar políticas educacionais, identificar avanços e desafios e orientar melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
Segundo Daher, “os resultados do Saeb e do Saems não devem ser vistos como cobrança ou competição, mas sim como ferramentas para refletir, planejar e agir com base em evidências reais da aprendizagem. Eles ajudam cada escola a identificar suas conquistas, compreender seus desafios e traçar estratégias para melhorar ainda mais o ensino”.
👉 📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram