O município de Corumbá passou a integrar, nesta quinta-feira (16 de outubro), o programa nacional Envelhecer nos Territórios, voltado ao fortalecimento da rede de proteção e cuidado com pessoas idosas. A iniciativa foi apresentada no Câmpus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), com a presença do prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira e da vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa.
O programa, que faz parte de uma política nacional do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, conta com financiamento de emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende. A apresentação foi conduzida pelo pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Edvânio Chagas, e pela diretora-geral do câmpus, Renilce Miranda Cebalho Barbosa.
Capacitação e alcance do programa
Em Mato Grosso do Sul, serão formados 40 agentes de direitos humanos, dos quais dez atuarão em Corumbá. Os selecionados receberão bolsa mensal de R$ 750 e passarão por capacitação para atuar em campo durante 12 meses. A meta é alcançar cerca de duas mil pessoas idosas por meio de visitas domiciliares, que permitirão identificar possíveis violações de direitos e encaminhar os casos aos serviços públicos competentes.
O edital para seleção e capacitação dos agentes será lançado nas próximas semanas pelo IFMS.
Declarações e importância da iniciativa
Para o prefeito Dr. Gabriel, a adesão ao programa representa um marco para a cidade:
“Esse programa traz um olhar humanizado, técnico e contínuo sobre a realidade dos nossos idosos, contribuindo para garantir seus direitos e melhorar sua qualidade de vida”.
A vice-prefeita Bia Cavassa destacou a relevância da integração entre instituições:
“Essa integração é fundamental para que o cuidado com os idosos vá além da assistência, alcançando o fortalecimento da cidadania e do protagonismo dessa faixa etária”.
O Programa Envelhecer nos Territórios, instituído pela Portaria nº 561, de 4 de setembro de 2023, também busca incentivar a criação de órgãos municipais de gestão das políticas para idosos e fortalecer os conselhos de direitos.
A apresentação contou ainda com a presença da secretária adjunta de Assistência Social e Cidadania, Jane Contu, do superintendente de Políticas Públicas, William Duarte, e do gerente de Políticas Públicas da Terceira Idade e Inclusão Social, Thiago Godoy.
FeciPAN 2025
Na mesma ocasião, o prefeito acompanhou a abertura da Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal (FeciPAN 2025), realizada no Câmpus Corumbá do IFMS. O evento reúne estudantes, professores e pesquisadores da região e segue até esta sexta-feira (17), com atividades de exposição e avaliação de projetos voltados a inovações científicas e tecnológicas relacionadas ao Pantanal.
👉 📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram